Já fez LIKE no AWAY magazine?

Seca em Portugal: restrições na rega e lavagens para poupar água

Medidas como restrições na rega e nas lavagens de ruas e de equipamento poderão ser implementadas para poupança de água

Com o período de seca que Portugal tem vivido nos últimos dias, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, já anunciou que a rega de espaços verdes e a lavagem de ruas e equipamentos são duas atividades que podem ser condicionadas para poupar água. Decisões começarão a ser tomadas esta semana. 

Em declarações aos jornalistas depois de uma cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração Técnica e Financeira entre o Fundo Ambiental e o Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane, em Moçambique, Matos Fernandes referiu que a partir de quarta-feira, dia 23 de fevereiro, vai decorrer a primeira de cinco reuniões lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para avaliar que medidas devem ser tomadas contra a seca.

PUB

Estas reuniões vão contar com a participação dos municípios portugueses e vão decorrer nas sub-regiões hidrográficas, começando pelo Algarve.

Os encontros servirão para definir “medidas concretas para a redução e para a poupança de água”, que deverão ser anunciadas brevemente, e também para criar um alinhamento para uma campanha de poupança de água.

Cada região será analisada individualmente já que a situação de seca varia conforma a zona do país.

Uso de barragens para eletricidade e rega já limitado por causa de seca

No imediato, aquilo que pode ser feito é muito provavelmente decretar novas medidas de restrição do uso de água, que passam sobretudo pela atividade agrícola, e por outras atividades urbanas”, referiu o ministro do Ambiente e da Ação Climática.

(Fotos: Unsplash)

PUB