Já fez LIKE no AWAY magazine?

Gulbenkian e Efanor Investimentos unem-se na gestão de floresta biodiversa

As duas empresas assinaram uma parceria que prevê um investimento de 31 milhões de euros que irá também incidir na prevenção dos riscos de incêndios

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Efanor Investimentos assinaram uma parceria para a gestão florestal biodiversa e a redução do risco de incêndio nas zonas norte e centro do país, a qual prevê um investimento de 31 milhões de euros.

Ao longo dos próximos anos, as duas empresas irão arrendar terrenos naquelas zonas, o que lhes vai permitir intervir numa área de cerca de 15 mil hectares, na qual irão apostar numa gestão florestal mais eficiente, na promoção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, e no elevado sequestro de carbono. São também prioridades do projeto a diversificação da paisagem e a criação de mosaicos, por oposição à floresta contínua.

PUB

Esta iniciativa, que se insere na política de sustentabilidade que ambas as organizações e que coloca a proteção do ambiente no topo das suas prioridades estratégicas, irá ainda incidir sobre a redução dos riscos de incêndios, nomeadamente através da diversificação de espécies, com maior predominância para o pinheiro-bravo, o sobreiro, o carvalho e o medronheiro, num total de 12 espécies selecionadas.

A implementação de faixas de gestão de combustível em sítios estratégicos e a vigilância regular serão também pontos a desenvolver.

Este investimento contribui ativamente para o importante compromisso assinado recentemente por 105 países na COP26, incluindo Portugal, para travar a desflorestação e deterioração do uso do solo até 2030”, sublinha Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

De referir que o projeto conta também com a empresa Sonae Arauco, enquanto parceiro operacional e de tecnologia.

(Fotos: Ricardo Oliveira Alves/FCG e L. Yure e P. Gilmore/Unsplash)

PUB