Já fez LIKE no AWAY magazine?

China lança rockets e drones para provocar chuva e acabar com a seca

O estado de seca prolongada em algumas zonas da China está a afetar culturas mas também a limitar a produção de energia

China está a utilizar dois enormes drones lançados de uma plataforma de rockets para atingir nuvens na província de Sichuan e tentar acabar com uma devastadora seca que teima em perdurar. Processo não é novo e já em 2007 foram utilizados rockets adaptados capazes de proceder à "fertilização" das nuvens.

A falta de chuva está a provocar cortes na produção de eletricidade, paragem na produção de fertilizantes, e, de acordo com a Bloomberg está a afetar grandes fabricantes locais que fornecem componentes a clientes tão variados como a Apple ou Tesla. E esta é uma das motivações da China: resolver o problema económico, derivado da falta de energia.

PUB

Técnicos do Instituto chinês de meteorologia em 2007 (Foto: Ng Han Quan/AP)

Já esta semana a CCTV noticiou que o Instituto de Meteorologia Chinês lançou dois drones no final de agosto que irão cobrir uma área de 6 mil quilómetros quadrados e efetuar operações de "fertilização" das nuvens durante alguns dias.

Os drones levam sementes que mais não são do que um composto reagente, capaz de produzir gelo, como o iodeto de prata e que depois é pulverizado em nuvens já com alguma humidade. Este é um processo que é conhecido como a "fertilização das nuvens". Quando o reagente começa a acumular gotas em seu redor dá-se o processo de queda de chuva.

PUB

Plataforma de lançamento de rockets utilizada em 2007 (Foto: Ng Han Quan/Associated Press)

A China tem um longo historial na utilização de tecnologia para regar campos de cultivo, arrefecer os céus de uma cidade e garantir céu limpo e em 2007 já tinha utilizado rockets capazes de provocar chuva e limpar o céu para os Jogos Olímpicos que se realizaram em 2008.

Enquanto a fertilização das nuvens continuar a fábrica da Honda em Chongqing e os produtores de fertilizantes da Sichuan Lutianhua irão manter-se fechados e outros fabricantes terão a produção limitada.

PUB