Já fez LIKE no AWAY magazine?

GNR e PSP vão ter novos veículos ligeiros. Serão elétricos?

Investimento superior a 34 milhões de euros vai permitir adquirir 864 veículos no espaço de três anos

É superior a 34 milhões de euros o investimento a realizar no decorrer de três anos para a aquisição de veículos ligeiros destinados às forças de segurança da Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública.

A resolução agora publicada em Diário da República autoriza a realização da despesa com a aquisição centralizada de veículos ligeiros no valor 27,9 milhões de euros (34,3 milhões com IVA), já este ano e até 2025, por parte da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

PUB

O próximo passo no processo de aquisição dos veículos para a GNR e PSPé o lançamento dos respetivos concursos para os anos 2023, 2024 e 2025, no âmbito da programação de infraestruturas e equipamentos das forças de segurança e serviços do Ministério da Administração Interna (MAI).

Veículos da GNR

De acordo com o documento, a cada ano correspondente um limite orçamental. A resolução determina que os encargos financeiros não podem exceder este ano os 3,8 milhões de euros, em 2024 os 14 milhões de euros e, em 2025, os 10 milhões de euros (valores sem IVA).

PUB

Na altura da aprovação da resolução em Conselho de Ministros, o MAI avançou que serão comprados 864 veículos ligeiros para as duas forças de segurança, num investimento global de 34 milhões de euros, o que corresponde a quase 40 mil euros por veículo.

Vê também: relatório da ANSR revela que em 2022 houve menos acidentes nas estradas

O que o MAI ainda não esclareceu é de que tipo de veículos se tratam, nomeadamente quanto à tipologia de carroçarias e motorizações.

Veículos da PSP (foto: AWAY/ DR)

Questionámos a PSP, a GNR e o MAI sobre se está definido o número ou a percentagem desses veículos que serão de baixas emissões, ou seja, elétricos ou híbridos. A PSP remeteu esclarecimentos para a SGMAI, enquanto que da parte da GNR e do MAI não obtivemos resposta até ao fecho desta peça.

Refira-se que tanto a GNR como a PSP já contam com veículos eletrificados nas suas frotas, tais como o híbrido plug-in BMW i8 e o elétrico Volkswagen ID.3, cujas fotos partilhamos na galeria acima.

PUB