Já fez LIKE no AWAY magazine?

Excesso de velocidade alvo de campanha e fiscalização até 6 de fevereiro

Arranca terça-feira, 31 de janeiro, nova campanha de segurança rodoviária que alerta para os riscos do excesso de velocidade

Entre terça-feira, 31 de janeiro, e até 6 de fevereiro, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) vão estar nas estradas com a campanha “Viajar sem Pressa”, a alertar para o risco de se conduzir em excesso de velocidade.

Esta campanha surge inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2023 e alerta para o facto de o excesso de velocidade ser uma das principais causas de acidentes nas estradas, sendo responsável por mais de 60% das infrações registadas.

PUB

Campanha junta ANSR, GNR e PSP (foto: ANSR)

Durante os sete dias de campanha, irão ocorrer ações de sensibilização por parte da ASNR em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

  • Dia 31 de janeiro, às 14h: Av. Infante Dom Henrique, Lisboa;
  • Dia 1 de fevereiro, às 8h: EN13 – Km 33 – Estela, Póvoa de Varzim;
  • Dia 2 de fevereiro, às 15h: Rotunda das Piscinas (cruzamento entre a Av. Padre Júlio Fragata e a Av. João Paulo II), Braga;
  • Dia 3 de fevereiro, às 7h30: EN1 – Km 278,6, Porto;
  • Dia 6 de fevereiro, às 10h: Avenida 1.º de Maio, Paivas, Seixal.

PUB

Relatório da ANSR revela que em 2022 houve menos acidentes nas estradas

Em comunicado, a ANSR, a GNR e a PSPsalientam que o excesso de velocidade é um risco para a segurança e lembram que a velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais. Além disso, numa viagem de 20 km, passar a velocidade de 50km/h para 60km/h permite poupar apenas quatro minutos.

Destacam ainda que em caso de atropelamento, a hipótese de este ser mortal para o peão é de 10% se o veículo circular a 30km/h e de 80% se for a 50km/h.

PUB