Já fez LIKE no AWAY magazine?

Exportações de componentes automóveis fabricados em Portugal estão em alta

Valor das exportações nos primeiros 11 meses de 2022 ultrapassam os mil milhões de euros. Espanha e Alemanha são os principais clientes

A exportações de componentes automóveis fabricados em Portugal estão a manter o ritmo de recuperação, tendo ultrapassado os mil milhões de euros no passado mês de novembro de 2022, uma subida de 13,3% face ao período homólogo do ano anterior.

Os dados agora divulgados pela AFIA - Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel confirmam um aumento das exportações pelo sétimo mês consecutivo e um incremento de 7% face ao período compreendido entre janeiro e novembro de 2021.

PUB

A nível de resultados acumulados, Espanha continua a ser o principal país cliente dos componentes fabricados em Portugal, com vendas de 2587 milhões de euros, seguido da Alemanha, com vendas de 2168 milhões de euros, e de França, com vendas no valor de 961 milhões de euros.

Exportações de componentes automóveis (Foto: Paulo Duarte/ AP)

O top cinco dos mercados recetores dos componentes produzidos no nosso país completa-se com os Estados Unidos e com o Reino Unido, por esta ordem. Os Estados Unidos foram o país no qual se verificou um maior crescimento (mais 24,8%), logo seguido da Alemanha (mais 19,5%). Já França e o Reino Unido registaram um ligeiro decréscimo, com menos 6,4% e menos 9,5%, respetivamente.

Apesar dos resultados positivos verificados no ano de 2022, a AFIA sublinha que as empresas suas associadas continuam a debater-se com os desafios colocados pela situação geopolítica, pelas ruturas nas cadeias de abastecimento; pela escassez de semicondutores e outros materiais e ainda pelo aumento dos custos das matérias-primas, energia e transporte.

PUB