Já fez LIKE no AWAY magazine?

Pinterest vai banir informações falsas sobre as alterações climáticas

Política da rede social passa a proibir informação que negue alterações climáticas, tanto em publicações como em publicidade

As redes sociais são muitas vezes usadas como fonte de informação. No entanto, quando qualquer pessoa pode divulgar o que quiser, não é raro encontrar informação falsa na internet, especialmente nas redes sociais.

Muitas destas plataformas têm criado mecanismos para controlar a divulgação do que é conhecido por fake news. Agora, o Pinterest, uma rede social focada na partilha de imagens, que também permite divulgação de informação, anunciou que desenvolveu uma nova política sobre desinformação em relação às mudanças climáticas. O objetivo é manter fake news e afirmações enganosas sobre o clima fora da plataforma.

PUB

Em comunicado, a companhia americana refere ser a primeira grande plataforma digital a criar guidelines claras contra a desinformação à volta das mudanças climáticas, tanto no conteúdo como na publicidade.

A partir de agora, conteúdo que negue a existência ou os impactos das mudanças climáticas, assim como a influência humana no clima será removido. Também não poderá ser publicado conteúdo que contrarie a evidência cientifica ou que, de alguma forma, ponha em causa a confiança nos especialistas no tema.

Não será também permitida informação que seja falsa ou enganosa sobre a segurança pública em caso de desastres naturais ou eventos relacionados com clima extremo.

Esta decisão tem como objetivo criar um espaço que é de confiança para quem usa a plataforma, especialmente numa altura em que há cada vez mais pesquisas sobre como viver uma vida mais ambientalmente sustentável, refere a empresa.

Para conseguir fazer um bom trabalho de triagem em relação a que informação deve ser eliminada, a Pinterest juntou-se a vários especialistas, entre eles a Climate Disinformation Coalition e a Conscious Advertising Network, para ajudar a informar e a desenvolver políticas baseadas na informação errada que mais tem surgido na internet.

PUB