Já fez LIKE no AWAY magazine?

13 Dicas e conselhos para combateres as poeiras que vêm de África

Reunimos aqui vários conselhos para protegeres a tua saúde e preciosas dicas para poderes utilizar no teu carro.

A qualidade do ar está consideravelmente fraca com uma forte concentração de partículas nocivas à saúde. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fez o alerta na passada terça-feira, dia 15 de março e, a par da Direção Geral de Saúde, emitiu algumas recomendações.

Esta fraca qualidade do ar, que se deverá manter pelo menos até amanhã, é provocada por uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, afetou primeiro a zona norte-interior de Portugal e está a transportar enormes quantidades de poeiras em suspensão.

PUB

A concentração de partículas que se está a verificar desde ontem, é das mais intensas de sempre, como poderás consultar na página da qualidade do ar da APA, onde poderás inclusive ver como está a qualidade do ar na tua zona.

Podes aqui consultar a página de qualidade do ar da APA

Ao início do dia de hoje esta era a previsão nacional (vê a imagem abaixo), com destaque para as zonas interiores onde a qualidade se mantêm muito fraca.

Especialistas contactados pela AWAY esta manhã, dia 16 de março, indicam que estas condições deverão “descer” Portugal continental de norte para sul, podendo ainda vir a afetar o Algarve, antes de regressarmos a valores médio/bons em todo o território.

PUB

Imagem captura do site APA
Conselhos de saúde para novos e velhos

Deves evitar atividades físicas ao ar livre e ter especial atenção com crianças e idosos, devido às nuvens de poeiras que estão a atravessar o continente.

As partículas inaláveis transportadas por esta massa de ar podem ter efeitos na saúde, por isso manter as janelas fechadas é importante. Para além disso, pessoas com problemas crónicos respiratórios, asma ou doentes com complicações do foro cardiovascular, deverão ter especial cuidado.

Animais na rua só durante o tempo necessário. Lembra-te que também eles estarão a respirar estas partículas nocivas.

Os mais vulneráveis devem evitar esplanadas

PUB

13 Dicas para poupares o teu carro às poeiras

1. Fecha as janelas – uma das formas das poeiras entrarem no teu carro é através de janelas abertas. Tenta mante-las fechadas. Se não tens via verde evita percursos com portagens para não teres de abrir aí a janela.

2. Evita circular nas horas de maior trânsito – as poeiras em suspensão têm maior propensão a ficar retidas no teu carro quando estás parado no trânsito.

3. Mantêm a recirculação de ar fechada – o filtro de habitáculo é muito provavelmente a melhor arma que os construtores te deram no combate às poeiras. Atenção que é uma boa altura para pensares se não o deverás substituir, este é um elemento de desgaste.

4. Lava o teu carro com mais frequência. Ainda que circules de janelas fechadas é importante que te recordes da limpeza. Em dias destes é fundamental não deixares a poeira acumular, nem por dentro nem por fora.

5. Aspira os estofos. Particularmente se forem de tecido ou fibra, as poeiras vão gostar de ficar por lá uns tempos.

PUB

6. Aplica protetores para o tablier. Tens alguns com propriedades anti-estáticas que impedem as poeiras de assentar durante algumas horas.

7. Se não tens tempo de limpar o carro, programa uma limpeza. A maioria dos espaços comerciais e praticamente todos os stands de automóveis têm serviços de limpeza no local e poderás deixar o carro para uma limpeza mais profunda.

8. Assegura-te que as borrachas dos vidros estão em bom estado e vedam em condições.

9. Limpa as escovas do limpa para-brisas antes de arrancares e, se puderes, lava o vidro. É certo que irás acumular poeiras durante a tua viagem, mas se tiveres poeiras nas borrachas das escovas irás riscar o vidro ou danificar as escovas.

10. Utiliza tapetes de substituição de borracha, fáceis de limpar/lavar. Ainda utilizas os tapetes de origem? Pois bem, com poeiras no ar, poeiras no chão… vais traze-las para dentro do teu carro e vão ficar por lá. Utiliza durantes estes períodos uns tapetes que depois possas fazer uma boa lavagem.

PUB

11. Tenta escolher parques de estacionamento cobertos, se assim possível, caso contrário evita pelo menos zonas que não estejam alcatroadas porque entre as pedras ou terra batida haverá seguramente mais pó

12. As partículas aguentam-se mais tempo em ambientes húmidos, pode ser uma boa ideia teres um mini desumidificador no carro

13. Tapa o teu carro. Se não tens garagem fechada, mas prevês deixar o teu carro parado durante algum tempo, equaciona comprar uma capa para o tapar. Sim, tens capas à venda a partir de 10 euros que tapam todo o carro. Lembra-te só que terás que deixar a matrícula escrita na capa. Não poderás deixar o carro sem identificação parado na via pública.

(Fotos: B.Starkey, M.Kaye, L.Droege, C.Gotardi, B.Mahon/Unsplash)

PUB