Já fez LIKE no AWAY magazine?

Sabes quais são as cidades onde se desperdiça menos água em Portugal?

Três concelhos no norte do país são os líderes do ranking de uma gestão eficiente da água

Portugal continua a desperdiçar cerca de 30 por cento da água que entra nas redes de abastecimento, mas há três municípios que contrariam a tendência e são verdadeiros campeões na gestão da água.

Dados da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), revelam que em 2021, avarias, roturas e desvios de água representaram 28,8% de toda a água que entra nas redes de abastecimento em Portugal.

PUB

Gestão de redes de abastecimento de água (foto: Indaqua/Divulgação)

Há, no entanto, três municípios que se destacam a nível nacional na gestão de água. Santo Tirso, Trofa (9,7%) e Vila do Conde (11,3%), operados pela concessionária Indaqua ocupam o pódio do ranking anual elaborado pela ERSAR.

10 Dicas para poupares água em casa

De acordo com o relatório da ERSAR são desperdiçados cerca de 237 mil milhões de litros de água por ano (28,8%) e há inclusive 45 municípios portugueses com perdas acima de 50%. Ainda mais preocupante há 19 concelhos onde a medição dos resultados de desperdício não é sequer efetuada.

PUB

Consumo de água na cozinha em casa (foto: Anna Shvets/Pexels)

Em comunicado à imprensa a Indaqua adianta que se os 250 municípios conseguissem um rácio de eficiência idêntico ao praticado pelas concessões da operadora (média de 14,3%), o país pouparia anualmente 135 mil milhões de litros de água, o suficiente para abastecer Portugal continental durante três meses.

Rotura de água (foto: Holger Schue/Pixabay)

O indicador “Água Não Faturada” engloba, essencialmente, as perdas geradas por fugas, roturas, derrames em reservatórios ou outras ineficiências que fazem com que a água que entra nas condutas nunca chegue a ser consumida e que representam cerca de 74% do total.

Somam-se ainda as perdas comerciais que acontecem junto do consumidor e envolvem consumos ilícitos (roubos ou desvios de água) ou mesmo de deficiente contabilização dos consumos devido a contadores obsoletos.

PUB