Já fez LIKE no AWAY magazine?

Aeroporto em Santarém? Este seria feito com investimento privado

Projeto Magellan 500 propõe que aeroporto de Lisboa passe para Santarém. Proposta prevê apenas investimento privado

O que te parece de o aeroporto de Lisboa passar para Santarém? É essa a mais recente proposta apresentada no dia 11 de abril. O projeto Magellan 500, como foi batizado, tem a particularidade de já ter o plano de negócios finalizado e de não necessitar de investimento público.

A proposta, apresentada pelos municípios de Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena e pelos promotores do projeto, prevê que o aeroporto tenha um investimento inicial de entre mil milhões e 1,2 mil milhões de euros, financiado por privados.

PUB

PUB

Localizado em Santarém e muito próximo dos três municípios também envolvidos, o aeroporto seria construído entre a autoestrada A1 e a Linha do Norte de comboio, tendo assim bons acessos e ficando a apenas 30 minutos de Lisboa e 45 minutos de Coimbra.

O projeto Magellan 500 propõe que o aeroporto seja escalável. Irá começar por ser regional, tendo apenas uma pista e servindo até 10 milhões de passageiros. Seria depois alargado, chegando a ter três pistas e capacidade para receber até 100 milhões de passageiros por ano.

Aeroporto em Santarém (foto: Magellan 500/YouTube)

Durante a apresentação, Carlos Brasão, o diretor do projeto acredita que, caso o Magellan 500 avance, o primeiro avião poderá aterrar já em 2029.

Neste momento, há já nove propostas para o novo aeroporto de Lisboa, entre elas a de Alcochete e a da Portela mais Montijo, mas até dia 20 de abril, ainda podem ser feitas mais propostas.

PUB