O Ford Puma ST é o primeiro SUV à venda na Europa com a assinatura Performance da marca norte-americana e a introdução deste modelo destinado a proporcionar toda a dinâmica de condução que os pergaminhos das suas iniciais comportam faz-se de várias maneiras – até pelas mais inesperadas e em casa própria, como contra uma réplica sua de outra dimensão, mas igualmente ágil.
É isto que se pode ver num duelo sob o mote ‘David contra Golias’ em que o musculado Puma ST é desafiado pelo Puma RC; ou seja, o modelo de produção do SUV com um motor 1.5 de 200 cv enfrenta em pista uma réplica telecomanda numa escala 10 vezes menor com um motor elétrico de 402 W.
PUB
O cenário do vídeo da Ford «Ford Puma ST vs RC Track Battle» foi o circuito inglês de Brands Hatch; os palcos foram dois.
O Puma ST foi conduzido pela piloto de ralis Louise Cook no Brands Hatch Indy Circuit com a mira num tempo-alvo de 60 segundos para cumprir na volta única a fazer. O Puma RC à escala 1/10 foi telecomandado pelo piloto profissional de RC Lee Martin na pista de karts de Brands Hatch, com uma distância total de 220 metros por volta, tendo por meta os 20 segundos por cada uma das três voltas a fazer.
Diferentes nos tamanhos, idênticos em tantos predicados, como a tração dianteira deste exemplar único do Puma RC, estas são as características próprias a modelo e réplica:
Puma ST | Puma RC | |
Motor | 1,5 litros Ford EcoBoost 200 cv | Motor elétrico 402 W sem escovas |
Transmissão | Tração dianteira, caixa manual de 6 velocidades | Tração dianteira, caixa com 1 velocidade |
Aceleração | 0-100 km/h em 6.7 segundos | 0-80 km /h em 3 segundos |
Velocidade máxima | 220 km/h | 80 km/h |
Rodas | 19” | 1,9'' |
Comprimento | 4.226 mm | 420 mm |
Altura | 1.533 mm | 155 mm |
Peso | 1,358 kg | 1,3 kg |
PUB