Já fez LIKE no AWAY magazine?

Vídeo: quando um Fittipaldi fez um looping a cortar a meta do GP de Itália de F1

Sobrinho do campeão brasileiro esteve num dos acidentes mais espetaculares da F1

Corria a temporada de 1993 da Fórmula 1 quando GP de Itália trouxe com ele um dos mais espetaculares acidentes de sempre na competição: Christian Fittipaldi fez um looping complete na reta da meta.

E, além da espetacularidade que se viu pelas imagens, a história do momento em que aconteceu é, não menos, digna de recordação.

PUB

Damon Hill já tinha cortado a meta como vencedor da corrida. Os dois Minardi faziam com duas voltas de atraso a sua última passagem pela reta de Monza – Pierluigi Martini na sétima posição e Fittipaldi na oitava.

O sobrinho do campeão mundial brasileiro de F1 entrou na reta colado ao seu colega de equipa e quando saiu de trás do outro Minardi para ganhar os benefícios do cone de aspiração fê-lo perto de mais do carro de Martini batendo-lhe com a asa e a roda esquerda dianteiras.

Este impacto fez o carro de Fittipaldi levantar voo e fazer uma volta a 360º no ar completando o looping com uma aterragem ‘em pé’, mas continuando com o seu Minardi, já meio destruído, a seguir atrás de Martini.

E ambos acabaram a corrida nas posições em que seguiam aquando do acidente. Martini terminou em sétimo e Fittipaldi cortou a meta, com a roda direita da frente pendurada e a esquerda a seguir o seu carro, em oitavo – à frente de outros dois classificados de uma prova em que Pedro Lamy (11.º) foi o que fez mais voltas entre os que não acabaram.

A fechar a história, Christian Fittipaldi saiu ileso de dentro do Minardi.

PUB