Já fez LIKE no AWAY magazine?

Porsche celebra 50 anos da primeira vitória em Le Mans

Equipa de fábrica da marca alemã tem um palmarés com 19 vitórias à geral

No dia 14 de junho de 1970, a Porsche alcançou a sua primeira vitória à geral nas 24 Horas de Le Mans com o 917 KH de 580 cv. A celebrar estes 50 anos, o Museu Porsche expõe o carro vencedor neste fim de semana de 13 e 14 – em que devia realizar-se a prova deste ano e se ficou pela corrida virtual.

Em 1970, depois de exatamente 4.607.811 quilómetros ou 343 voltas, Hans Herrmann e Richard Attwood cruzaram a linha da meta de Le Mans em primeiro lugar com o Porsche 917 KH da Porsche Salzburg com o número 23.

PUB

“Foi uma prova dominada pela chuva e isso fez com que tivéssemos de mudar frequentemente de pneus e nos adaptarmos à situação. Não foi o desgaste a forçar as trocas de pneus, mas sim a constante mudança nas condições climatéricas. O 917 começou como um automóvel de corrida muito difícil. Conduzia-nos ao invés de ser ao contrário – até gerirmos como otimizar a aerodinâmica e transformá-lo num automóvel vencedor. O facto de nos termos entendido tão bem como equipa levou-nos à vitória. Para competir na prova de 24 horas de resistência com apenas dois pilotos não é tarefa fácil,” recorda Hans Herrmann.

“Vencer Le Mans com a Porsche e Hans foi completamente inesperado porque o nosso automóvel não tinha a definição certa para velocidade. Hans e eu fomos, simplesmente, uma equipa de sonho. A vitória ganhou significado ao longo dos anos. Quem terá pensado que a Porsche se tornaria a recordista de títulos nesta corrida”, relembra Richard Attwood.

PUB

Até hoje, a Porsche soma um total de 19 vitórias à geral por entre muito outros sucessos por diferentes classes. A primeira participação aconteceu em 1951 e foi logo com uma vitória numa classe inferior com o 356 SL. Mas o caminho até ao primeiro grande triunfo foi longo.

Depois de ter passado quase duas décadas trabalhar nas classes de menor cilindrada, a Porsche iniciou uma mudança na estratégia no final dos anos 60. Em 1969, ficou a apenas 75 metros ou a 1 segundo da vitória na final mais renhida da história de Le Mans.

No ano de 1970, surgiu finalmente a vitória na principal categoria com o 917 de Herrmann e Attwood. E ficou definido um precedente: em 1971, o vencedor foi não apenas um Porsche 917 KH como 33 dos 49 participantes conduziam um automóvel de competição produzido em Estugarda-Zuffenhausen – um recorde ainda em vigor.

Em 1974, a Porsche apresentou a era turbo em Le Mans com o lançamento do 911 Carrera RSR 2.1 Turbo. A primeira vitória nesta era aconteceu com o 936 Spyder em 1976. Em 1982, foi lançado o Porsche type 956 e a estreia em Le Mans fez-se com os três lugares do pódio. Entre 1981 e 1987, os Porsche de competição registaram a mais longa série de vitórias na história das 24 Horas de le Mans.

Os anos 90 viram quatro vitórias à geral pelas equipas de fábrica e clientes Porsche no que uma viragem de atenção para o desenvolvimento de versões de competição próximas das versões de produção do Porsche 911 e o seu apoio a equipas privadas. Este compromisso foi recompensado com onze vitórias entre 1999 e 2018 – período onde já esteve o 919 Hybrid introduzido em 2014 para fazer a equipa de fábrica da Porsche voltar a brilhar no lugar mais alto do pódio de Le Mans.

Com 108 vitórias na classe e 19 vitórias à geral, a Porsche é o construtor automóvel mais bem-sucedido nos quase mais de 100 anos de história de Le Mans.

PUB