Sustentabilidade

Vinho espumante prosecco em risco devido às alterações climáticas

O clima está a mudar e a algumas explorações vinícolas podem sofrer perdas difíceis de recuperar
Texto
Vinhas de prosecco em Itália (foto: Marco Serena/NurPhoto/GettyImages)
Vinhas de prosecco em Itália (foto: Marco Serena/NurPhoto/GettyImages)

Se já estiveste em animadas festas com espumantes e champagnes é muito provável que já te tenhas cruzado com o prosecco, uma bebida italiana servida em ocasiões de festa. Se ainda não o provaste então despacha-te porque as alterações climáticas podem acabar com a bebida e com parte da festa.

O vinho espumante prosecco é uma bebida fresca de casta original do norte de Itália, onde a uva Glera tem origem e denominação protegida na região de Veneto-Friuli (Conegliano e Valdobbiadene), mas as alterações climáticas estão a complicar as plantações destas e outras castas europeias.

Um estudo publicado em agosto pela revista iScience revela que a produção de uvas está a diminuir devido a uma combinação perigosa de condições climatéricas adversas e degradação das condições do solo.

prosecco - away
Vinho prosecco (foto: Vincezo Pinto/AFP via GettyImages)

Este ano, os produtores de prosecco foram inundados por fortes chuvas de primavera e granizo, seguidos por um verão extremamente quente. O clima instável – desencadeado pelas alterações climáticas – poderá reduzir as colheitas de uvas para vinho italianas em até um quinto, estimam os produtores.

E há ainda um outro problema: a devastação das alterações climáticas tornará muito mais difícil recrutar a próxima geração de viticultores.

prosecco - away
Vinho prosecco (foto: Vincezo Pinto/AFP via GettyImages)

O risco é real e não nos podemos esquecer que o impacto nas vinhas terá reflexo não apenas nas adegas e explorações, mas também nas populações que vivem da atividade nesses locais.

O estudo coloca ainda sob aviso as explorações de uvas Burgundy, Grand Cru e a mais conhecida Cabernet Sauvignon, entre outras.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Sabes quais são os equipamentos elétricos com maior impacto ambiental?
Cemitérios a produzir energia solar? Projeto está a nascer em Espanha
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma