BeachBot é o rôbo inteligente que limpa as praias

‘Tropeçar’ em beatas de cigarros na praia tem tanto de desagradável como de nocivo para o meio ambiente e, na Holanda, já há um robô que está a ser preparado para resolver este problema. Com a participação da Microsoft, o BeachBot da empresa TechTics, apanha as pontas de cigarros e leva-as consigo para deixarem de ser um problema.

Com é frisado no vídeo que mostra o projeto BeachBot em ação, 4,5 biliões de beatas de cigarros que ficam por ano depositadas no meio ambiente à espera da sua desintegração, que pode levar a até 14 anos.

A TechTics é a empresa tecnológica de Edwin Bos e Martijn Lukaart, sedeada em Haia, na Holanda, com o propósito de usar a tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) para resolver problemas sociais e este já está a ser atacado. Bos começou a pensar lidar com a situação quando estava na praia de Scheveningen e o seu filho, então com 4 anos apanhou uma beata da areia e lha mostrou.

“Os filtros dos cigarros estão cheios de microplásticos. É mau que acabem na natureza”, disse Bos numa citação da «Microsoft News Centre Europe» («MNCE») em artigo a respeito do projeto. Os dois colegas da TechTics são especializados em IA e em robótica e conceberam um robô com interação humana para tornar as praias mais limpas: o BeachBot, também conhecido como BB.

Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos