A vespa asiática surgiu em Portugal já há vários anos e parece que a espécie invasora veio para ficar. A população tem vindo a crescer nos últimos tempos e, por isso, é essencial estar atento e agir caso se encontre um ninho.
Em Carregado do Sal, o combate é feito pelos Bombeiros Voluntários, que injetam veneno nos ninhos para acabar com o problema, como se pode ver na reportagem do Jornal Nacional, da TVI. Mas a luta para acabar com este inseto que é predador de abelhas começa entre abril e junho, altura em que se inicia o seu ciclo de vida.
Nesses meses de primavera, são espalhadas armadilhas para se proceder à captura da vespa asiática que costuma estar mais presente em zonas de pomar, já que o seu alimento de preferência é o açúcar.
O que fazer caso encontres um ninho de vespa asiática
Como é explicado no Jornal Nacional, o combate da vespa asiática pode ser feito pelos Bombeiros, Proteção Civil Municipal ou por empresas privadas, dependendo de município para município. Se encontrares um ninho, basta contactares a Câmara Municipal ou a Junta de Freguesia e indicar o local.
No caso de picada, liga para a linha SNS24. Mantém a calma que a picada da vespa asiática não é necessariamente fatal.