Mobilidade

Venda de veículos elétricos em Portugal cresceu 147% em março de 2022

Mercado automóvel aumentou 0,7% em março de 2022, mas o grande crescimento verificou-se na venda de automóveis ligeiros elétricos
Venda de veículos elétricos (AP/David Zalubowski)
Venda de veículos elétricos (AP/David Zalubowski)

Em março de 2022, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados pelos representantes oficiais de marca a operar em Portuga 16.213 veículos automóveis, que inclui ligeiros de passageiros e mercadorias e veículos pesados. Desta forma, conclui-se que face ao mesmo mês em 2021, houve um aumento de 0,7%.

Se olharmos para o primeiro trimestre do ano, ao todo saíram para as estradas 42.476 novos veículos, mais 8,1% do que em 2021, mas menos 39% do que em 2019, o último trimestre que não foi afetado pela pandemia.

Ao contrário do que se verificou em janeiro de 2022, em março, foram matriculados 13.371 automóveis ligeiros de passageiros novos, ou seja, mais 5,3% do que no mesmo mês de 2021.

Ainda assim, e mais uma vez, continua a verificar-se que face a 2019, as vendas de automóveis em Portugal mantêm-se manifestamente inferiores. Segundo a ACAP, foram matriculados menos 41,5% de veículos ligeiros de passageiros de janeiro a março de 2022 face ao mesmo período em 2019. Se compararmos apenas o mês de março, o decréscimo foi de 46,3%.

Energias alternativas continuam em crescimento

E se por um lado, o mercado automóvel em Portugal parece recuperar aos poucos, no caso de automóveis ligeiros que utilizam energias alternativas, têm-se verificado um aumento gradual, especialmente no segmento dos elétricos e dos híbridos plug-in.

Em março de 2022, foram matriculados 5650 automóveis ligeiros de passageiros em Portugal, o que significa que 42,3% dos veículos ligeiros de passageiros novos de março de 2022 eram movidos a energias alternativas.

  Março 2022 Janeiro a Março 2022 
  Unidades % var. 22/21 Unidades % var. 22/21
Elétrico (BEV) 1691 146,9% 3699 134,3%
Híbrido plug-in (PHEV) 1303 -7,9% 3919 15,1%
PHEV/Gasolina 1120 0,8% 3512 33,0%
PHEV/Gasóleo 183 39,8% 407 -46,7%
Híbrido elétrico (HEV) 2134 67,2% 5898 42,9%
HEV/Gasolina 1734 65,6% 4534 44,9%
HEV/Gasóleo 400 74,7% 1364 36,8%
Híbrido GPL/Gasolina 519 153,2% 911 117,9%
GNC 3 -40% 3 -82,4%
Total 5650 57,6% 14.430 51,2%

No primeiro trimestre de 2022, registou-se um aumento face a 2021 de 51,2% de veículos ligeiros de passageiros novos movidos a outros tipos de energia – que inclui elétricos, híbridos plug-in, híbridos elétricos, híbridos GPL/gasolina e GNC (gás natural comprimido).

Se compararmos apenas o mês de março de 2022 face ao mesmo mês em 2021, o aumento foi ainda maior, de 57,6%.

O grande destaque vai sem dúvida para os veículos ligeiros de passageiros puramente elétricos. Este segmento teve um aumento de 146,9% no mês de março de 2022 em comparação com o mês de março de 2021. Analisando o trimestre, o aumento foi ligeiramente inferior, mas ainda de notar, tendo sido matriculados mais 134,3% elétricos face ao mesmo período de 2021.

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