A Audi deu a conhecer a sua estratégia empresarial para os próximos anos, que passa por ter uma gama totalmente composta por veículos elétricos e obter novas fontes de receita a partir do mercado pós-venda.
2025 será o ano que marcará o lançamento do último modelo com motor de combustão interna da marca do grupo VW. Daí até 2033 dar-se-á a transição para uma gama toda ela constituída por veículos alimentados a bateria. Com a aposta do mercado dos elétricos, a Audi vai também introduzir novos modelos de negócio no mercado pós-venda, nomeadamente a comercialização de atualizações e upgrades nos softwares dos veículos.
O construtor alemão já se encontra a testar a oferta de novos serviços de caráter tecnológico com um grupo fechado de consumidores, os quais assinaram acordos de confidencialidade, como o objetivo de definir a melhor proposta de valor. Com esta mudança de estratégia, a Audi pretende tirar partido do crescimento das vendas de veículos elétricos.
Conforme explicou John Newman, diretor de digitalização da marca: “O nosso foco é o negócio que acontece depois de vendermos os veículos, pelo que estamos a assistir a uma mudança de paradigma”.
Para além dos serviços de âmbito digital, a Audi está também a estudar novas fontes de receitas relacionadas com a reciclagem de baterias usadas, bem como novas abordagens ao setor das peças e acessórios pós-venda. De acordo com John Newman, é intenção da Audi partilhar as receitas dos novos modelos de negócio com os seus concessionários.