Fantástico

App Kiev Digital vendia bilhetes de metro. Agora dá alerta de bombas

A aplicação de transportes mais utilizada na capital da Ucrânia foi convertida em sistema de alerta
Texto
Guerra na Ucrânia (Foto: Vadim Ghirda/Associated Press)
Guerra na Ucrânia (Foto: Vadim Ghirda/Associated Press)

Na madrugada de 24 de fevereiro as tropas de Vladimir Putin invadiram a Ucrânia dando início a uma sangrenta e destrutiva guerra em plena Europa, século XXI.

O bárbaro ataque russo está a matar milhares de pessoas e a destruir cidades inteiras, tendo já provocado, de acordo com os últimos números conhecidos, mais de 3,5 milhões de refugiados (na sua maioria mulheres e crianças que deixam homens, companheiros, filhos e pais para trás, na defesa da pátria).

Para os que ficam a defender as cidades e a combater o agressor, o governo liderado pelo presidente Volodymyr Zelensky teve uma ideia original.

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

A aplicação de transportes utilizada por mais de 1,5 milhões de pessoas na região metropolitana de Kiev (app Kiev Digital) foi transformada, literalmente da noite para o dia, em aplicação de sistema de alerta de bombardeamentos.

Milhares de utilizadores da aplicação que lhes permitia, por exemplo, comprar um simples bilhete para o Metro, passaram a poder saber em tempo real quando há um alerta de bombas.

Com milhares de cidadãos impedidos de utilizar em segurança os transportes públicos, e as principais infraestruturas rodoviárias destruídas pelas bombas ou debilitadas pela passagem de tanques russos, esta foi uma medida que permitiu passar a informação ao maior número possível de pessoas em pouco tempo.

Cidadãos a carregar telemóveis (Foto: E. Malolelka/AP)

A aplicação está a ser atualizada diariamente

De acordo com o noticiado pela Euronews, a app Kiev Digital, para além de informar sobre os bombardeamentos, permite ainda que os utilizadores saibam onde se localiza o abrigo anti-aéreo mais próximo, uma farmácia em funcionamento, uma estação de combustível ou ajudar as forças militares.

Com o desenrolar da guerra a aplicação ainda ganhou mais duas funcionalidades. Os (ainda) residentes da capital ucraniana podem também usar a app Kiev Digital para reportar evidências ou suspeitas de crimes de guerra que a população possa assistir realizando o “upload” de vídeos que comprovem as ocorrências.

Não menos importante a aplicação também emite alertas sobre necessidades urgentes dos hospitais nomeadamente para dádivas de sangue.

As estações de metro servem de abrigo anti-aéreo (Foto: E. Lukatsky/AP)

A Ucrânia aposta na tecnologia e redes sociais

A adaptação da Ucrânia a esta nova realidade é quase um milagre. Mas, na verdade, pode-se antes dizer que é um “milagre tecnológico”.

O presidente Zelensky utiliza as redes sociais para motivar os soldados e conferir o ânimo possível às populações. Mas também para pressionar os dirigentes mundiais a agir contra o governo de Putin e até, por exemplo, dar conta da conversa com o Papa Francisco.

Uma das mais conhecidas ações digitais da Ucrânia veio no entanto do Ministro para a Transformação Digital, Mykhailo Fedorov que pediu a Elon Musk acesso ao sistema de internet SpaceX Starlink, mais rápido e seguro.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos