Evasão

Tailândia, um paraíso de férias ensombrado pela poluição

Partículas finas no ar estão a criar uma nuvem de poluição na zona norte da Tailândia e está a afastar turistas
Texto

A Tailândia é um destino muito procurado para férias por causa das praias e paisagens de sonho. Mas agora, uma nuvem de poluição está a cobrir a zona norte do país preocupando os habitantes e autoridades locais. O problema não é novo (ver galeria) e já há turistas a cancelar viagens.

A nuvem de poluição é visível no ar e está a tapar as paisagens de Chiang Mai, algo que está a impactar o turismo na cidade que recebeu 10,8 milhões de pessoas em 2019, ano em que também houve fortes problemas de poluição. Os níveis de ocupação dos hotéis tiveram uma queda de 45%, referiu a Thai Hotel Northern Chapter Association, em declarações à Reuters.

Chiang Mai, na Tailândia - AWAY
Chiang Mai sem poluição é um destino de férias muito apreciado (foto: Adli Wahid/Unsplash)

Na origem dos elevados níveis de poluição estão os fogos florestais e as queimadas não só na Tailândia, como nos países vizinhos de Laos e Myanmar, que estão a fazer disparar a quantidade de partículas no ar na cidade de Chiang Mai, a terceira maior do país, e nas províncias em volta.

Em março, a qualidade do ar registada em Chiang Mai foi muito baixa e a cidade chegou a estar à frente de Nova Deli por ter mais poluição atmosférica. Em abril, houve uma ligeira melhoria na situação, mas, de acordo com a Reuters, o nível de partículas finas no ar continuava muito acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

A situação preocupante levou o ministro da Saúde a recomendar a habitantes e visitantes que evitassem atividades ao ar livre e que usassem máscaras sempre que saíssem à rua para proteger das partículas finas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal