Smartcity

Adeus trotinetes elétricas! Paris vai bani-las depois do verão

Em poucos meses, deixará de ser possível alugar uma trotinete elétrica em Paris
Texto

Paris está a preparar-se para banir as trotinetes elétricas de aluguer na cidade. A decisão foi tomada depois dos resultados de um referendo que mostrou que 89% dos votantes estavam a favor da proibição destes veículos de micromobilidade na cidade.

A proibição de trotinetes elétricas de aluguer em Paris deverá entrar em vigor em setembro, depois dos contratos com os três operadores terminarem em agosto.

Trotinetes elétricas em Paris - AWAY
Paris proíbe trotinetes elétricas (foto: Firas Abdullah/Andolu Agency/Getty Images)

“A partir de 1 de setembro, não haverá mais trotinetes elétricas para alugar em Paris”, disse a presidente do município, Anne Hidalgo.

Apesar de o resultado do referendo, que decorreu a 2 de abril, mostrar que as pessoas querem que as trotinetes elétricas desapareçam da cidade, os operadores mantêm a esperança de travar o plano. Isto porque dos 1,38 milhões de eleitores registados do município, apenas 7,46% votaram no referendo.

Trotinetes elétricas em Paris - AWAY
Trotinetes elétricas em Paris (foto: Christophe Ena/AP)

As trotinetes elétricas estão disponíveis em Paris desde 2018 e, depois de várias queixas em relação à falta de gestão, em 2020 apenas foi permitido a três operadores ficarem na cidade. Foi também imposto o limite de velocidade para 20 km/h e a criação de zonas de estacionamento para as trotinetes.

Ainda assim, o número de acidentes provocados por estes veículos não tem diminuído e tem sido foco de preocupação. Só em 2022, foram registados 459 acidentes em Paris dos quais três foram fatais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos