Mobilidade

É o fim dos triângulos em Espanha. Condutores passam a ser obrigados a ter este dispositivo

Para segurança dos condutores e evitar que sejam atropelados, as autoridades espanholas mudaram a forma de sinalizar acidentes
Texto

Os tradicionais triângulos obrigatórios em todos os carros para sinalizar acidentes vão ser substituídos por um dispositivo que não obriga o condutor a sair da viatura, o que ao longo dos anos tem resultado em atropelamentos.

Os triângulos já podem ser substituídos pela luz V-16 , um dispositivo de luz cor-de-laranja que pisca, mas a partir de 1 de janeiro de 2026 passam mesmo a ser obrigatórios, como escreve a imprensa espanhola.

Segundo a Direção Geral de Trânsito de Espanha, citada pelo ABC, para sinalizar uma paragem na estrada, basta dispositivo luminoso na parte mais alta possível do veículo, garantindo assim máxima visibilidade. Para colocá-lo, o condutor não precisa de sair do veículo ou andar a desviar-se dos outros carros em circulação como acontece com os triângulos.

O dispositivo incorpora ainda um sistema de geolocalização que, uma vez ativado, envia a localização do veículo parado para a plataforma digital DGT 3.0 a cada 100 segundos, para que essa informação chegue aos restantes condutores, escreve ainda o mesmo jornal.

E em Portugal, podemos ter o mesmo dispositivo?

Apesar de não haver notícia de uma medida semelhante à de Espanha poder vir a ser adotada em Portugal, os portugueses podem comprar o dispositivo Help Flash. Neste caso, no momento em que vais percorrer os 30 metros para colocar o triângulo – como manda a lei portuguesa – já estás a sinalizar a tua presença na estrada, já que a luz é vista pelos restantes condutores a um quilómetro de distância.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Águas cristalinas até aos 28ºC: este destino é o verdadeiro paraíso e fica a 2 horas de Portugal
Consumo médio do carro: há quanto tempo não reinicias o computador de bordo? É essencial
Irradiação com raios gama pode fazer face a uma das maiores ameaças à Terra