Atualidade

Greve na Transdev afeta circulação de autocarros no Norte e Centro

Os trabalhadores do grupo Transdev, que opera no Norte e Centro do país, iniciaram à meia-noite uma greve de 48 horas
Texto
Transportes Autocarro Transdev (foto: divulgação)
Transportes Autocarro Transdev (foto: divulgação)

Começa hoje a quinta greve do grupo Transdev este ano e esta terá a duração de 48 horas, sendo a maior, já que as quatro anteriores, todas convocadas pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), tinham sido de 24 horas. A circulação de autocarros deverá ficar afetada no Norte e Centro do país.

Em declarações à LUSA o sindicato refere que os trabalhadores não vão assinar o Acordo de empresa proposto e irão concentrar-se às 09:00 nas instalações do Pinheiro, em Guimarães.

Transdev e STRUN não estão em sintonia nas negociações, com empresa e sindicato a queixarem-se de falta de diálogo da outra parte. O sindicato reclama aumentos salariais e reposição de regalias, enquanto a Transdev recorda a assinatura de um acordo coletivo subscrito por outros sindicatos que não o promotor desta greve.

Transdev - away
Operador de transportes Transdev (foto: divulgação)

O grupo Transdev tem uma operação repartida por pelo menos 14 empresas e consórcios no Norte e Centro, região na qual tem uma maior presença, segundo dados consultados pela Lusa.

A Norte, além de autorizações provisórias, a Transdev já opera, ao abrigo dos novos concursos públicos de transporte rodoviário de passageiros, em três comunidades intermunicipais (Cávado, Ave e Tâmega e Sousa), e operará num dos cinco lotes definidos para a Área Metropolitana do Porto (AMP).

No Centro, a empresa tem maior presença no transporte intermunicipal nas comunidades intermunicipais (CIM) da Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões e Beira Baixa, e concentra 42% da despesa nas Beiras e Serra da Estrela.

Além do transporte intermunicipal, a Transdev opera ainda várias linhas de cariz municipal (por exemplo, em Aveiro e Covilhã) e transporte escolar.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente