Atualidade

Greve nos comboios, caos nos autocarros e barcos parados. Quem nos acode?

Utilizar os transportes públicos este início de ano de 2023 está a ser uma verdadeira dor de cabeça para os utentes
Texto
Utentes irritados com os transportes (foto: Andrea Picquadio/Pexels)
Utentes irritados com os transportes (foto: Andrea Picquadio/Pexels)

Enquanto o foco noticioso incide sobre as diferentes trapalhadas de elementos do Governo, parece que não há ninguém a acudir a outros temas como é o caso dos problemas dos utentes dos transportes neste início de ano, com greves, paragens técnicas e caos generalizado.

Nos comboios enfrenta-se mais uma greve, depois de mais de 15 dias de greves em 2022. Hoje, dia 5 de janeiro, segundo dia de paralisação total e até ao próximo domingo dia 8 de janeiro com vários constrangimentos e viagens anuladas.

Nos autocarros reina o descontentamento e até, como alguns utentes nos manifestaram (ver ligação abaixo), o verdadeiro caos com o início da operação da Carris Metropolitana nos concelhos da zona norte de Lisboa. Autocarros a parar onde não é suposto, carreiras com numeração antiga e muita falta de informação estão a levar utentes a ponderar uma manifestação.

Também hoje e a exemplo do que já ocorreu em dezembro é a vez das ligações fluviais entre Lisboa e os concelhos do Seixal e Montijo estarem com perturbações. De acordo com a Transtejo existem “constrangimentos técnicos na frota e não é possível assegurar a realização de todas as carreiras previstas no período da manhã.

Antes de perder o fôlego com tantas complicações se pensas que utilizar o carro pode ser uma alternativa. Estás enganado... o aumento do preço dos combustíveis (só a gasolina subiu mais de 7 cêntimos desde o dia 1 de janeiro) e as portagens (que no caso da margem sul viu a Ponte 25 de Abril subir aos 2 euros e a Ponte Vasco da Gama atingir uns incríveis 3,05 euros, para os ligeiros) são verdadeiras formas de nos desencorajar.

Esta não é definitivamente uma forma de começar 2023. É caso para perguntar… mas quem acode aos utentes dos transportes públicos?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias