Mobilidade

Vai nascer uma nova fábrica da Tesla no México

Com a nova fábrica, Elon Musk espalha a produção dos veículos elétricos Tesla por quatro países
Texto

A marca de veículos elétricos Tesla vai avançar com a construção de uma nova fábrica no México. A notícia foi avançada pelo presidente Andres Manuel Lopez Obrador depois de vários meses de especulação e receio de que o governo impedisse o investimento devido à falta de água no país.

De acordo com o presidente mexicano, o acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk, foi feito via telefone depois de este ter-se comprometido em criar medidas para garantir uma boa gestão da água, um bem que começa a faltar no México.

Tesla a carregar - AWAY
Tesla a carregar em Puebla, México (foto: Pedro Pardo/AFP via Getty Images)

Neste momento, apenas se sabe que a fábrica será construída na cidade de Monterrey. São esperados mais detalhes já na quarta-feira, 1 de março, no Dia do Investidor, quando Elon Musk irá divulgar o seu “Master Plan Part Three” (em português, Plano Mestre Parte Três) para a Tesla.

Por ter mão de obra barata e qualificada, os investidores estão a apostar no país do continente americano e a transformá-lo num dos maiores centros globais para a indústria automóvel. Em 2022, o México recebeu o maior investimento direto estrangeiro dos últimos anos.

Elon Musk, CEO da Tesla - AWAY
Mais detalhes deverão ser anunciados por Elon Musk (foto: Paul Sakuma/AP)

A Tesla tem atualmente seis fábricas, sendo que os veículos elétricos são fabricados nas unidades de Fremont, Califórnia, e do Texas, nos Estados Unidos, Xangai, na China, e em Berlim, na Alemanha. As gigafábricas do Nevada (Reno-Tahoe) e de Nova Iorque (Buffalo) produzem motores e baterias, no caso da primeira, e painéis solares e componentes elétricos, no caso da segunda.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente