Elon Musk apresentou com pompa e circunstância o Tesla Semi em 2017 mas o primeiro camião elétrico do construtor norte-americano demorou mais de cinco anos a chegar à estrada. No final do ano passado foi o próprio Musk a anunciar no Twitter a entrega das primeiras unidades à PepsiCo, empresa proprietária da Pepsi, Cheetos, Lay's entre outros produtos. E o momento chegou agora em fevereiro!
A PepsiCo possui uma das maiores frotas privadas da América do Norte e por isso não é de estranhar que seja o primeiro cliente a receber o ansiado e potente camião elétrico Tesla Semi com bateria de 850 kWh para descarbonizar a sua frota e fazer entregas mais sustentáveis.
A fábrica da Frito-Lay, do grupo PepsiCo, situada em Modesto, na Califórnia (Estados Unidos da América) foi o local escolhido para a entrega das primeiras 15 unidades do Tesla Semi a que em breve se irão juntar mais 21 camiões 100% elétricos na fábrica de Sacramento, conforme comunicado da empresa à imprensa local.
Os camiões já decorados com as cores da Cheetos e Lay's, duas marcas produzidas pela Frito-Lay do universo PepsiCo, ficarão assim ao serviço com rotas de até 425 milhas (cerca de 685 km) partindo de Modesto e rotas entre 300 a 400 milhas (entre 480 e 645 km) partindo da unidade de Sacramento.
Elon Musk, no lançamento do Tesla Semi, prometeu uma autonomia entre 485 e 800 km (consoante a versão) para o poderoso camião com três motores elétricos no eixo traseiro, pelo que deverá ser relativamente fácil os camiões fazerem vários loops diários dentro das rotas estabelecidas pela PepsiCo.
Sabe-se também que a Tesla anuncia uma capacidade de carga de até 33 toneladas, arranque dos 0 aos 100km/h em cerca de 20 segundos e um consumo de 2 kWh por milha. É ainda suposto que seja capaz de atingir 70% da capacidade da bateria em apenas meia hora num carregador rápido Tesla.
A fábrica da Frito-Lay em Modesto, é uma das unidades de produção da PepsiCo onde o grupo está a apostar na transformação para atingir metas de sustentabilidade e emissões zero, rumo a uma descarbonização total da atividade.
No site da Frito-Lay é possível verificar que a empresa tem atualmente mais de 80 mil veículos em serviço na América do Norte. De entre estes, para além de alguns veículos ligeiros elétricos, incluem-se ainda camiões a gás natual e vários modelos híbridos.
A estratégia da PepsiCo em termos de sustentabilidade inclui estudos de produção mais sustentável, como a produção de Cheetos e Lay's com recurso a energia solar e em Portugal a aposta passa por estratégias de combate ao desperdício alimentar e redução de dependência energética com recurso a sistemas de energia renovável.