Sustentabilidade

Como se fazem tijolos a partir dos restos da produção de tequila

Marca de tequila está a aproveitar o que seria lixo para fazer tijolos de adobe que doa à comunidade
Texto

Como é que se pode aproveitar aquilo que de outra forma iria parar ao lixo? Claro que a resposta vai depender do tipo de lixo de que falamos. No caso da tequila, os restos da produção da bebida espirituosa podem ser transformados em tijolos sustentáveis.

É no México que a tequila Astral é produzida. É também lá que a empresa dá um uso bastante original aos resíduos ou lixo produzidos a partir da destilação da bebida alcoólica através de uma iniciativa de sustentabilidade batizada de Projeto do Tijolo de Adobe.

Tijolo de tequila - AWAY
Martha Jiménez Cardoso a fazer tijolos (foto: Astral Tequila)

A ideia foi desenvolvida pela engenheira civil Martha Jiménez Cardoso que trabalha para a Astral. Foi ela que arranjou forma de usar as fibras do agave (conhecidas por bagaço) e o líquido que resulta da destilação (chamado vinhaça) para desenvolver tijolos de adobe, em vez de permitir que acabassem num aterro.

Estes tijolos, que são considerados os antecessores dos de barro, são produzidos de forma quase artesanal e sem praticamente emissões de dióxido de carbono (CO2). Os resíduos de cada garrafa dão para produzir cerca de dois tijolos.

Tijolo  sustentável- AWAY
Vinhaça e bagaço, restos da produção da Tequila, dão origem aos tijolos (foto: Astral Tequila/Facebook)

O processo de produção é simples. Uma máquina combina o bagaço com a vinhaça e solo e cria uma espécie de lama que é colocada manualmente em formas de madeira. Os moldes acabam ao sol para que a massa seque. Ao fim de dez dias, os tijolos estão prontos.

Por dia, são feitos cerca de 300 tijolos que são depois doados às pessoas das comunidades próximas para poderem ser usados nas construções de casas. Recentemente, a Astral fez uma pareceria com a Habitat for Humanity Mexico para construir dez casas em Jalisco, no México.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias