Fantástico

A hora muda este domingo, não te esqueças de acertar o relógio do teu carro

Na madrugada de domingo, quando for 01h00 da manhã, deves adiantar o teu relógio para as 02h00
Texto
Relógio e cronógrafo Porsche (Foto: Porsche Media)
Relógio e cronógrafo Porsche (Foto: Porsche Media)

A próxima madrugada de dia 27 de março dá início à hora legal de verão. Por isso, se residires em Portugal continental ou na Madeira, quando o teu relógio marcar 01h00 deverás adiantá-lo para as 02h00, nos Açores quando for 00h00 deverás adiantar o teu relógio para a 01h00.

A hora de Verão tem como primeiro efeito os dias ficarem “maiores”, mas esta ação tem vantagens e desvantagens.

A mudança da hora normalmente é automática em aparelhos que estejam conectados à "rede". Em alguns carros está inclusive programado no menu de instruções e, apesar de não estarem verdadeiramente conectados, conseguem “saber” em que dia muda a hora.

Na maioria dos aparelhos eletrónicos da tua casa terás que fazer como nos relógios analógicos que ainda poderás ter no teu carro e tens tu de mudar a hora!

Em alguns modelos mais conectados a mudança da hora é automática

Quem controla a mudança da hora?

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 01h00 da manhã adiantamos o relógio em 60 minutos, passando para as 02h00  da manhã, na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00h00 de domingo, passando para as 01h00 da manhã.

A mudança da hora é controlada em Portugal pelo Observatório Astronómico de Lisboa, entidade que é responsável pela manutenção da hora legal em Portugal.

Em Portugal a mudança da hora, de verão, está definida para o último domingo de março (este ano dia 27) e, para a hora de inverno, no último domingo de outubro (este ano ocorre dia 30).

Mas porque muda a hora?

A necessidade de horários uniformizados em todo o planeta tornou-se evidente particularmente a partir da revolução industrial. Um exemplo da necessidade de horários (reconhecidos) espelhava-se desde o horário dos primeiros comboios, barcos de passageiros ou mercadorias.

A implementação do horário de verão remonta à primeira guerra mundial. Durante esse período as fábricas necessitavam do maior número de horas possíveis com luz do dia para poderem poupar no carvão. Na segunda guerra mundial nova necessidade para acelerar o esforço de guerra e poupar energia (tendo mais horas de luz para laborar uma vez mais).

Mais tarde, já em plena crise de petróleo no início da década de 1970, o horário de verão foi novamente aplicado. Isto porque os grandes produtores de petróleo árabes impuseram restrições e a Europa, tal como os Estados Unidos, foram forçados a reduzir o consumo energético.

Sim, como percebeste a mudança de hora, independentemente de poder ser considerada mais ou menos benéfica para a saúde (em particular de crianças que tem de se levantar muito cedo), têm sido, essencialmente uma questão económica.

O parlamento europeu já tentou em 1997 uniformizar o horário de verão em toda a Europa, mas a medida não é consensual e neste momento a hora em Lisboa (que se rege por GMT, tal como Londres) difere, por exemplo, uma hora de Berlim (GMT +1) e não há prazos para a discussão voltar “à mesa”.

(Imagens: Porsche, Mercedes Benz, M.Degraeve/Unsplash - Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa/Comissão Europeia)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente