Atualidade

Previsão do tempo para as próximas semanas de 27 de outubro a 27 de novembro

A precipitação total semanal deverá ter valores abaixo da média e a temperatura média poderá estar acima do normal
Texto
Previsão meteorológica - chuva (Foto: Oleksandr Pidvalnyi/Pexels)
Previsão meteorológica - chuva (Foto: Oleksandr Pidvalnyi/Pexels)

Que tempo vamos ter? Vai chover ou nem por isso? E as temperaturas médias, fará mais frio ou mantêm-se o calor? Todas estas questões têm uma resposta probabilística com a previsão do tempo e o IPMA publicou o Boletim de previsão meteorológica alargada para as próximas 4 semanas que incluem o período de 31 de outubro a 27 de novembro de 2022

Os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) são referentes ao boletim publicado a 27 de outubro de 2023 (ver abaixo), do qual resumimos o essencial indicando assim a previsão meteorológica para as próximas semanas (primeiras quatro semanas de novembro).

Para o próximo mês o IPMA prevê uma precipitação total semanal com valores abaixo da média e temperatura média semanal com valores acima do normal.

Chuva - AWAY
Deves ter um cuidado especial na condução à chuva (Foto: Unsplash)

Previsão de chuva para novembro

Na previsão do IPMA a precipitação prevista para a semana de 31 de outubro a 6 de novembro indica valores abaixo do normal (menos 10 a menos 1 milímetro de precipitação) para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Para a 2.ª semana de previsão, correspondente ao período de 7 a 13 de novembro o IPMA não identificou a existência de um sinal estatisticamente significativo, pelo que não indica qualquer previsão.

Entre os dias 14 a 20 de novembro (3.ª semana) a previsão do IPMA, revela valores de precipitação abaixo do normal, para as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial para a região do Minho e Douro Litoral, com valores de menos 30 a menos 1 milímetro de precipitação.

Já para a 4.ª semana, referente ao período entre 21 a 27 de novembro, a previsão do IPMA indica a probabilidade de ocorrer valores de precipitação acima do normal para algumas regiões do Centro e Sul (mais 1 a mais 10 milímetros de precipitação).

Frio e chuva - AWAY
Ainda não vai necessitar de mantas fortes em novembro (Foto: Pixabay)

Previsão temperatura para novembro

De acordo com o boletim do IPMA para a temperatura média semanal é de esperar o típico verão de São Martinho.

Assim, prevêem-se valores acima do normal (entre 0,25 a mais 3 graus centígrados), para alguns locais da Região Sul e interior Norte e Centro na 1.ª semana, praticamente para todo o território nacional na 2.ª semana e para as regiões do Centro e Sul na 3.ª e 4.ª semana.

Frio em Portugal - AWAY
Gorro e cachecol ainda podem ficar na gaveta (Foto: Freepik/DR)

O que ter em conta na previsão do tempo

Esta previsão alargada do IPMA é produzida de acordo com cenários em termos probabilísticos, por isso, a sua utilização e interpretação deve ser feita com reservas, muito em especial a partir das 2.ª, 3.ª e 4.ª semana.

De acordo com o expresso no boletim do IPMA, a previsão alargada é realizada tendo por base o modelo do Centro Europeu de Previsão a Médio Prazo (ECMWF) que resulta da combinação de características da previsão a médio prazo (até 10 dias) com características sazonais.

Para ler os dados completos e aceder à explicação de como interpretar os dados, podem consultar o Boletim de Previsão Período Alargado do IPMA.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias