Atualidade

Massa de ar com origem polar traz tempo frio e queda de neve

Até ao próximo fim-de-semana as temperaturas vão baixar em todo o território nacional
Texto
Temperaturas baixas em Portugal continental (foto: Yan Krukau/Pexels)
Temperaturas baixas em Portugal continental (foto: Yan Krukau/Pexels)

Aproveitaste o Carnaval? Esperamos que sim porque a folia e o bom tempo dão lugar lugar a dias mais cinzentos, tempo frio e até queda de neve. A culpa é de uma massa de ar com origem polar, dizem os especialistas.

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) há 10 distritos em Portugal que ficam já em aviso amarelo, de hoje até ao próximo fim-de-semana, com as temperaturas a descerem entre 5 a 10 graus Celsius.

Braga, Viseu, Guarda e Vila Real recebem aviso amarelo para frio e temperaturas mínimas até às 09h00 de sexta-feira e aviso amarelo para queda de neve acima de 600/800 metros pelo menos até sábado, dia 25 de fevereiro, às 15h00.

Se o frio e neve não te apoquentam o IPMA acrescenta ainda a previsão de vento forte, em especial na faixa costeira e nas terras altas, períodos de chuva, mais frequentes na próxima sexta-feira e que até poderão ser acompanhados de trovoada e granizo, bem como formação de gelo e geada no interior do país.

frio - away
Temperaturas vão baixar em Portugal (foto: Eli Pluma/Pexels)

Devido ao alerta do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população para os riscos de intoxicações por inalação de gases devido a inadequada ventilação e incêndios em habitações resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos.

As autoridades chamam ainda a atenção para os perigos do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores devido aos ventos fortes.

A ANEPC aconselha também os cidadãos, em especial crianças, idosos, pessoas com patologias crónicas e população sem-abrigo, a evitarem, na medida do possível, a exposição prolongada ao frio, a usarem várias camadas de roupa e a acautelarem a prática de atividade física no exterior.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel