Mobilidade

Amazon e Stellantis juntas para melhorar a experiência a bordo

Empresas pretendem desenvolver plataforma que cria experiência intuitiva e personalizável para ocupantes dos veículos das marcas Stellantis
Texto
Stellantis e Amazon fazem parceria
Stellantis e Amazon fazem parceria

O Grupo Stellantis acaba de se unir com a Amazon, criando uma série de acordos globais que têm o objetivo de desenvolver soluções destinadas a transformar por completo a experiência a bordo dos automóveis.

Com as suas diversas marcas e soluções globais de mobilidade, o Grupo Stellantis, em conjunto com a experiência da Amazon Devices – Amazon Web Services (AWS), pretende transformar-se numa empresa tecnológica líder de mercado no mundo da mobilidade sustentável. Para isso, até ao ano 2024, a Stellantis prevê formar mais de cinco mil programadores e engenheiros em tecnologias ligadas à AWS Cloud.

As duas empresas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novos softwares para a plataforma STLA SmartCockpit, que será futuramente integrada em diversos dos veículos das marcas do Grupo Stellantis.

Esta nova plataforma pretende integrar-se com o universo digital dos ocupantes de cada veículo, oferecendo uma experiência intuitiva e personalizável em aplicações relacionadas com a navegação e entretenimento, mas que também inclui o acesso à assistente Alexa, a serviços de manutenção do carro e a e-commerce.

Em jeito de exemplo, podemos ter um sistema de navegação de um monovolume a aconselhar uma viagem com uma rota mais cénica, sugerindo paragens em pontos de interesse ou num restaurante, mas também conteúdos multimédia para usar nessa mesma viagem.

Em comunicado, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, comenta que esta “colaboração trará um verdadeiro ‘know-how’ a uma das nossas principais plataformas tecnológicas, a STLA SmartCockpit. Graças à inteligência artificial e ao cloud computing, iremos melhorar a experiência geral dos nossos clientes e transformar o veículo num espaço de vida personalizável, tanto para os passageiros como para o condutor.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”