Mobilidade

Volkswagen lança atualizações de software gratuitas para os veículos elétricos ID.3 e ID.4

Construtor aposta em tornar-se “fornecedor de mobilidade orientada para o software”. Para além das atualizações gratuitas, prevê lançar serviços pagos no futuro
Texto

A Volkswagen anunciou que vai disponibilizar atualizações de software de forma regular para os seus modelos totalmente elétricos – atualmente o ID.3 e o ID.4. As atualizações passarão a estar disponíveis para todos os clientes desde já e serão feitas remotamente, através de transferência móvel de dados.

Recorde-se que, numa fase inicial, a marca alemã testou a oferta de atualizações, mas apenas junto de um grupo restrito de utilizadores registados.

Com o "ID. Software 2.3", os modelos ID.3 e ID.4 irão oferecer novas funcionalidades, ao mesmo tempo que veem otimizadas as já existentes.

Já conheces o VW ID.Life? Vê aqui a galeria

A faixa de luz na parte inferior do para-brisas passa a fornecer informações de suporte à condução, para uma maior economia de energia, e a câmara multifunções conta com processamento de imagem melhorado, por forma a reconhecer motociclos e outros utilizadores da estrada mais rapidamente, até mesmo na condução à noite.

Outras funcionalidades melhoradas incidem sobre a regulação dos faróis e sobre os gráficos no ecrã do sistema de infotainment, os quais são agora mais suaves e claros e de funcionamento mais intuitivo.

Com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, a VW pretende disponibilizar novas atualizações de software com intervalos de cerca de 12 semanas.

Como sublinha Thomas Ulbrich, membro do conselho de administração da VW para o desenvolvimento técnico:

“Os veículos que têm sempre o mais recente software a bordo podem proporcionar uma excelente experiência digital ao cliente e são, portanto, da maior importância para o nosso sucesso futuro”.

A ideia de facultar atualizações de software gratuitas para os seus modelos elétricos surge no âmbito da nova orientação estratégica do construtor alemão, que pretende assumir-se como um “fornecedor de mobilidade orientada para o software”.

Ao ligar em rede todas as unidades dos modelos ID., a Volkswagen pretende lançar as bases para o que designa como “novos modelos de negócio orientados para o cliente”. O objetivo passa por somar ao software gratuito outro tipo de serviços e funções que implicam pagamento e que o cliente pode requisitar em função das suas necessidades, como assistência à navegação ou melhoria do desempenho da bateria em viagens longas.

Até ao momento a AWAY ainda não tem informações de quando este serviço poderá estar disponível em Portugal.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”