A Volkswagen anunciou que vai disponibilizar atualizações de software de forma regular para os seus modelos totalmente elétricos – atualmente o ID.3 e o ID.4. As atualizações passarão a estar disponíveis para todos os clientes desde já e serão feitas remotamente, através de transferência móvel de dados.
Recorde-se que, numa fase inicial, a marca alemã testou a oferta de atualizações, mas apenas junto de um grupo restrito de utilizadores registados.
Com o "ID. Software 2.3", os modelos ID.3 e ID.4 irão oferecer novas funcionalidades, ao mesmo tempo que veem otimizadas as já existentes.
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A faixa de luz na parte inferior do para-brisas passa a fornecer informações de suporte à condução, para uma maior economia de energia, e a câmara multifunções conta com processamento de imagem melhorado, por forma a reconhecer motociclos e outros utilizadores da estrada mais rapidamente, até mesmo na condução à noite.
Outras funcionalidades melhoradas incidem sobre a regulação dos faróis e sobre os gráficos no ecrã do sistema de infotainment, os quais são agora mais suaves e claros e de funcionamento mais intuitivo.
Com o objetivo de proporcionar a melhor experiência aos seus clientes, a VW pretende disponibilizar novas atualizações de software com intervalos de cerca de 12 semanas.
Como sublinha Thomas Ulbrich, membro do conselho de administração da VW para o desenvolvimento técnico:
“Os veículos que têm sempre o mais recente software a bordo podem proporcionar uma excelente experiência digital ao cliente e são, portanto, da maior importância para o nosso sucesso futuro”.
A ideia de facultar atualizações de software gratuitas para os seus modelos elétricos surge no âmbito da nova orientação estratégica do construtor alemão, que pretende assumir-se como um “fornecedor de mobilidade orientada para o software”.
Ao ligar em rede todas as unidades dos modelos ID., a Volkswagen pretende lançar as bases para o que designa como “novos modelos de negócio orientados para o cliente”. O objetivo passa por somar ao software gratuito outro tipo de serviços e funções que implicam pagamento e que o cliente pode requisitar em função das suas necessidades, como assistência à navegação ou melhoria do desempenho da bateria em viagens longas.
Até ao momento a AWAY ainda não tem informações de quando este serviço poderá estar disponível em Portugal.