A marca criada em Cupertino, na Califórnia, está a tentar entrar no mercado automóvel com um novo sistema para carros. A agência de notícias Bloomberg anunciou que a Apple está a dar os primeiros passos numa nova tecnologia que permite controlar as funcionalidades dos veículos, como o ar condicionado, o rádio, o controlo de velocidade ou até os bancos, tudo a partir de um iPhone.
Este novo projeto é conhecido internamente por IronHeart e ainda é secreto. A ideia, segundo pessoas da empresa que preferiram não ser identificadas,é criar um sistema que permite aceder a informação como a temperatura e a humidade do carro e do exterior, a velocidade do veículo e os níveis de combustível e ainda controlar o ar condicionado e as ventoinhas ou ajustar as colunas de som.
Ver também: problemas com camaras de iPhone em motas |
---|
A nova tecnologia tem como objetivo centralizar várias funcionalidades num sítio só para que o utilizador não tenha que mudar entre o sistema Apple e o sistema nativo do veículo constantemente.
A ligação da Apple ao mundo automóvel começou em 2014, ano em que lançou o CarPlay, uma interface que conecta com os veículos e que permite que os condutores controlem música, acedam a mapas e atendam chamadas. Atualmente, mais de 600 modelos de automóveis já têm a interface que é utilizada por milhões de motoristas pelo mundo inteiro.
Nos últimos anos, o sistema CarPlay tem expandido. Atualmente já é possível utilizar aplicações não nativas para aceder ao rádio do carro, ao GPS e até mesmo aos controlos de temperatura e mais recentemente a Apple criou a CarKey, uma funcionalidade que permite que iPhones e Apple Watch destranquem os automóveis.
Apesar da evolução, têm sido poucos os fabricantes a aderir à tecnologia Apple. Apenas alguns modelos estão conectados a aplicações para controlar rádio e temperatura e a CarKey está disponível apenas em alguns modelos BMW.
Para que o projeto IronHeart tenha sucesso, é imperativo que os construtores de automóveis deem acesso à funcionalidades-chave dos seus veículos, algo que pode não ser fácil e sem a colaboração das marcas, torna-se impossível para a Apple apresentar uma tecnologia relevante.