Energia

Escola com projeto inovador de energia ganha €20 mil em painéis solares

Painéis oferecidos pela Galp vão evitar a emissão anual de 8 toneladas de CO2 e reduzir em 3700 euros a fatura da eletricidade
Texto
Prémio Energy Up oferece instalação de painéis solares a escola
Prémio Energy Up oferece instalação de painéis solares a escola

Foi o ano passado que o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré venceu o prémio Energy Up lançado pela Fundação Galp. Com um projeto que promovia a mobilidade sustentável, a escola do distrito de Aveiro arrecadou o primeiro lugar que tinha como prémio a instalação de painéis solares. Um ano depois, os primeiros painéis já estão a dar energia às salas de aula.

O prémio total previa a instalação de painéis solares até um valor de 20 mil euros e já foram instalados 53, com uma capacidade de produção anual de 33,8 MWh. Estão ainda a ser instaladas mais três ilhas de painéis solares que irão servir para alimentar outros projetos-piloto ligados ao ambiente, como um posto de carregamento de telemóveis, uma estufa e uma unidade de monitorização do ar.

Quando os painéis solares estiverem todos em funcionamento, será possível evitar a emissão de 8 toneladas de CO2 por ano e poupar cerca de 3700 euros na fatura da eletricidade da escola

O prémio Energy Up, desenvolvido em parceria com a Quercus, APA, ADENE, DGEG e DGE, foi atribuído pela primeira vez em 2021 e convida escolas a apresentar projetos que promovam consumos energéticos mais eficientes. Está aberto a escolas do ensino básico e secundário, em Portugal continental e insular.

O ano passado, a escola da Gafanha da Nazaré venceu com o projeto SmartAir que tinha como ideia central incentivar à utilização de bicicletas ou veículos elétricos e que já contava com o envolvimento do município. O projeto incluiu a criação de um kit de medição de CO2 para que se medisse a evolução dos níveis de poluição na Gafanha da Nazaré.

A segunda edição do prémio Energy Up já começou e é possível fazer a inscrição até 8 de abril. As escolas podem candidatar-se com projetos ou trabalhos no âmbito da energia e da criação de soluções sustentáveis que tenham sido implementados nos últimos cinco anos ou que ainda estejam em curso.

(Fotos: Galp e Pexels)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano