Energia

Palmela recebe investimento de €32 milhões para energia solar

Nova central fotovoltaica terá capacidade para fornecer energia a mais de 26 mil habitações por ano
Texto
Finerge (Foto: Pixabay)
Funchal recebe primeiro carport solar para produção de energia limpa

Pinhal Novo, em Palmela, vai ter uma nova central fotovoltaica com capacidade para fornecer mais de 26 mil habitações por ano. O investimento total será de 32 milhões de euros e será feito pelo fornecedor de energia suíço EKZ e pelo promotor Smartenergy.

A Central Fotovoltaica do Pessegueiro terá perto de 120 mil módulos solares e será capaz de produzir anualmente 126.367 MWh. Com esta nova instalação, o município de Palmela conseguirá evitar a emissão anual de mais de 34 mil toneladas de dióxido de carbono.

O concelho do distrito de Setúbal tem apostado na energia verde, tendo já duas centrais em funcionamento e outras duas em construção. Há também planos para cerca de vinte outros investimentos de energia sustentável.

Segundo comunicado da Câmara de Palmela citado pela Lusa, estima-se que pode ser evitada a emissão de mais de 518 mil toneladas de dióxido de carbono por ano se forem somadas a produção anual das duas centrais em operação e as estimativas do conjunto de investimentos licenciados e em análise na zona.

O município refere que quer estar na vanguarda da energia sustentável e que os investimentos referidos representam mais de 1% dos objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030 e que, à partida, deverão suprir todas as necessidades energéticas do concelho e fornecer 25% da energia produzida.

(Foto: James Stringer/Flickr e Pixabay)

Continuar a ler
Home
Esta praia portuguesa não terá condições para receber banhistas em 2026, avisam autoridades
Desde 1931 que Portugal não tinha um mês de fevereiro assim
PSP alerta para aumento de burla em parques de estacionamento