Energia

Palmela recebe investimento de €32 milhões para energia solar

Nova central fotovoltaica terá capacidade para fornecer energia a mais de 26 mil habitações por ano
Texto
Finerge (Foto: Pixabay)
Finerge (Foto: Pixabay)

Pinhal Novo, em Palmela, vai ter uma nova central fotovoltaica com capacidade para fornecer mais de 26 mil habitações por ano. O investimento total será de 32 milhões de euros e será feito pelo fornecedor de energia suíço EKZ e pelo promotor Smartenergy.

A Central Fotovoltaica do Pessegueiro terá perto de 120 mil módulos solares e será capaz de produzir anualmente 126.367 MWh. Com esta nova instalação, o município de Palmela conseguirá evitar a emissão anual de mais de 34 mil toneladas de dióxido de carbono.

O concelho do distrito de Setúbal tem apostado na energia verde, tendo já duas centrais em funcionamento e outras duas em construção. Há também planos para cerca de vinte outros investimentos de energia sustentável.

Segundo comunicado da Câmara de Palmela citado pela Lusa, estima-se que pode ser evitada a emissão de mais de 518 mil toneladas de dióxido de carbono por ano se forem somadas a produção anual das duas centrais em operação e as estimativas do conjunto de investimentos licenciados e em análise na zona.

O município refere que quer estar na vanguarda da energia sustentável e que os investimentos referidos representam mais de 1% dos objetivos do Plano Nacional Energia e Clima 2030 e que, à partida, deverão suprir todas as necessidades energéticas do concelho e fornecer 25% da energia produzida.

(Foto: James Stringer/Flickr e Pixabay)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”