Sustentabilidade

Portugal acima de média europeia no consumo de produtos embalados em vidro

Estudo revela que portugueses compram cada vez mais produtos embalados em vidro, tendo a procura aumentado 28% em 3 anos
Texto
Embalagens de vidro (Foto: Andreas Aux/Pixabay)
Embalagens de vidro (Foto: Andreas Aux/Pixabay)

Atualmente, o mundo está a procurar maneiras de reduzir o consumo de plástico em prol do meio ambiente. O vidro é visto como uma boa alternativa, e os portugueses parecem optar cada vez mais por embalagens neste material, refere um estudo promovido pela European Container Glass Federation (FEVE) para a plataforma de consumo Friends of Glass.

A análise, que foi feita em 13 países europeus, incluindo Portugal, e contou com a participação de mais de 4 mil pessoas, permitiu concluir que, nos últimos três anos, em Portugal, os produtos embalados em vidro registaram um aumento de 28%, um valor mais alto do que a média europeia de 8%.

Vidro - AWAY
Crescimento do vidro em Portugal mais alto do que média europeia (Foto: Tara Clark/Unsplash)

Uma das principais razões para esta subida é que 65% dos portugueses consideram que o vidro é um material de embalagem com o processo de reciclagem mais eficaz.

Além disso, 52% dos portugueses destacam que as embalagens de vidro são as que melhor previnem os efeitos das alterações climáticas, além de terem um risco mais pequeno de contaminar os alimentos com produtos químicos nocivos.

vidro no ecoponto - AWAY
Vidro em ecoponto para reciclar (Foto: Pixabay)

Mas a aquisição de produtos embalados em vidro parece ter um grande entrave: o preço. 48% dos inquiridos em Portugal assume que compraria mais bens que viessem em embalagens de vidro se estes fossem mais baratos.

A nível europeu, as tendências são semelhantes. Oito em cada dez consumidores europeus veem o vidro como o material de embalagem do futuro. A procura por embalagens de vidro cresceu nos últimos três anos, enquanto outros tipos de embalagem, como o bag-in-box, o metal e o plástico registaram reduções de consumo entre os 24% e 41% a nível europeu.

Hábitos de reciclagem em Portugal

Uma grande parte dos portugueses (82%) afirma reciclar vidro muito frequentemente, sendo que Portugal é um dos países europeus que mais valoriza a reciclagem destas embalagens por acreditar que contribui para um planeta mais sustentável.

Além disso, Portugal parece ser o país com mais pessoas a referir que se preocupam em ensinar boas práticas de reciclagem aos filhos (89%) e que acreditam que as embalagens são efetivamente recicladas (84%).

Por outro lado, dos portugueses que assumem não reciclar vidro, 80% diz que não o faz por não ter um espaço conveniente perto de casa para o efeito.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos