Sustentabilidade

Autoeuropa e Martorell criam serviço ferroviário para reduzir emissões de CO2

Comboio liga fábricas da Volkswagen e da Seat e vai permitir reduzir as emissões de CO2 em 43% durante o transporte de carros
Texto

De forma a reduzir a pegada ambiental no transporte de veículos, foi criado um serviço ferroviário que liga a fábrica da Seat, de Martorell, em Espanha, à Volkswagen Autoeuropa, em Palmela.

A ligação Martorell-Palmela, que começou este mês, irá ocorrer uma vez por semana e irá permitir transportar mais de 20 mil carros por ano. Desta forma, evita-se a circulação de 2400 camiões e a emissão de perto de uma tonelada de CO2, o que equivale a uma redução anual de 43%.

O comboio que vai ser usado tem 16 vagões e um tamanho máximo de 500 metros o que lhe permite transportar 184 veículos por jornada. Em 2023, esperam ter mais dois vagões, aumentando assim a capacidade de transporte para perto de 200 carros.

Antes, o transporte de veículos era feito de comboio até Madrid e depois camiões faziam a distribuição pelos vários stands. Com a nova linha ferroviária, os veículos chegam diretamente a Palmela e a partir daí, são carregados por camiões até à Azambuja. Na volta, o comboio transporta veículos fabricados em Palmela até ao Porto de Barcelona.

Este novo serviço faz parte do plano “Move to Zero” (Mover para o Zero) que tem como objetivo reduzir para zero o impacto da produção de veículos até 2050 e reduzir a emissão de CO2 em 40% por veículo, na Europa, até 2030.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano