Sustentabilidade

Cisco cria aplicação mobile para impulsionar economia circular

Com a nova plataforma é possível devolver hardware em fim de vida de forma simples, segura e sustentável
Texto
Nova aplicação para incentivar economia circular
Nova aplicação para incentivar economia circular

Send IT Back (Envie de Volta ) é o nome da nova aplicação desenvolvida pela Cisco que permite aos seus clientes a devolução de forma simples e segura de equipamentos eletrónicos para reparação, recondicionamento e reutilização.

Disponível na União Europeia, no Reino Unido e nos Estados Unidos, a plataforma concebida pela empresa líder mundial em tecnologia para internet tem como derradeiro objetivo a promoção da economia circular.

Há mais de uma década que a Cisco está comprometida em reduzir o impacto ambiental causado pela sua atividade. Atualmente, a empresa sediada em San José, Califórnia, reutiliza ou recicla 99,9% dos produtos devolvidos, assegurando uma gestão responsável dos equipamentos e ajudando os clientes a cumprir os seus objetivos de sustentabilidade.

É neste contexto que surge a nova aplicação Send IT Back (de notar que IT também se refere a tecnologias de informação, negócio central da Cisco), através da qual os clientes podem fotografar os equipamentos a devolver e agendar a respetiva recolha. Através dos seus programas de recolha e reutilização, a Cisco procede ao levantamento do hardware de forma gratuita e encaminha-o para a sua próxima função.

O fornecedor de soluções tecnológicas WTT e o construtor automóvel Audi são algumas das empresas que já estão a utilizar a plataforma Send IT Back, disponível para iOS ou Android.

Para além de facilitar a reciclagem e/ou reaproveitamento de equipamentos eletrónicos, a Cisco estabeleceu o objetivo, até 2025, de produzir todos os seus novos produtos e embalagens a partir de princípios de design circular.

(Fotos: Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal