Sustentabilidade

Apple vai produzir iPhone SE com alumínio livre de carbono

Uso de alumínio com fundição mais sustentável faz parte do plano da Apple em ter uma cadeia de fornecimento neutra em carbono
Texto
Apple vai usar alumínio livre em carbono
Apple vai usar alumínio livre em carbono

A Apple anunciou que vai começar a usar alumínio livre de carbono. O primeiro produto da marca tecnológica americana a ser fabricado com este produto será o iPhone SE.

A Elysis, uma empresa criada pela Alcoa e a Rio Tinto, duas companhias da indústria do alumínio, e que conta com o apoio do Governo do Canadá e do Quebec, criou este alumínio produzido utilizando uma tecnologia de fundição com energia hidroelétrica que liberta oxigénio em vez de dióxido de carbono.

De acordo com a informação divulgada pela Apple, que investiu 9,4 milhões de euros na empresa e dá apoio técnico, esta é a primeira vez que se consegue produzir alumínio com pureza para uso comercial e em escala industrial, sem haver libertação de CO2.

Sem divulgar quantidades, a Apple referiu que adquiriu o primeiro lote de alumínio da Elysis e que, numa fase inicial, este será usado no iPhone SE.

Parque solar da Apple, na Califórnia

Nos últimos anos, a marca americana tem começado a introduzir alumínio reciclado em muitos dos seus produtos. Os novos iPad, MacBook Pro e Air, Mac mini e Apple Watch têm todos carcaças feitas de 100% alumínio reciclado.

Com a utilização de alumínio produzido sem emissões de CO2 e reciclado, a Apple já reduziu em 70% as suas emissões de carbono desde 2015.

Até agora, a Apple já investiu 4,3 mil milhões de euros para diminuir a sua pegada ecológica e ter uma cadeia de fornecimento neutra em carbono até 2030, tendo já lançado três apoios monetários – Títulos Verdes - em 2016, 2017 e 2019.

O terceiro título de perto de 500 milhões de euros permitiu apoiar 50 projetos que irão ajudar a reduzir a emissão de cerca de 3 milhões de toneladas de CO2, instalar perto de 700 megawatts de energia renovável e promover investigação na área da reciclagem.

(Fotos: Apple)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano