Sustentabilidade

Champalimaud junta-se à Philips para reduzir pegada carbónica

Ao longo de cinco anos, Fundação Champalimaud vai por em prática medidas que vão ajudar a reduzir emissões na imagiologia
Texto
Fundação Champalimaud (foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)
Fundação Champalimaud (foto: Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images)

A Fundação Champalimaud, dedicada à investigação científica na área da medicina, está a procurar reduzir as suas emissões de CO2 e, para tal, celebrou uma nova parceria com a Philips que vai ajudar a diminuir em 50% a pegada carbónica dos equipamentos de imagiologia até 2028.

Apesar de não se falar muito sobre o tema, o setor da saúde é dos mais poluentes, sendo responsável por mais emissões do que a aviação ou a indústria naval. Há por isso uma necessidade de se reduzir o impacto ambiental do setor para garantir a saúde ambiental e, consequentemente, humana.

É assim que nasce a cooperação entre a Fundação Champalimaud e a Philips, que estará acima de tudo focada no impacto ambiental das infraestruturas de tecnologia de imagem.

Ao longo de cinco anos, vão ser postas em prática uma série de medidas práticas e escaláveis, como o upgrade do equipamento, extensão da vida útil das máquinas e utilização de energias renováveis. Será assegurada a utilização eficiente do equipamento, sem para isso comprometer a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

Equipamento Philips - AWAY
Equipamento de ressonância magnética Philips (foto: divulgação)

A Fundação Champalimaud vai receber as últimas inovações no campo de imagiologia, como novos sistemas para tomografias e ressonâncias magnéticas que consomem até menos 62,5% de energia, e vai passar a usar mais materiais reciclados.

A Deloitte ficará responsável por monitorizar o plano de redução da pegada carbónica ao longo dos cinco anos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos