Sustentabilidade

1,7 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a saneamento básico

Roca assinala Dia Mundial do Saneamento em parceria com a fundação We Are Water e alerta para o problema das águas residuais
Texto

Este é um problema que não pode deixar ninguém indiferente. Cerca de 1,7 mil milhões de pessoas em todo o mundo, um quinto da população mundial, não têm acesso a um tratamento adequado das águas residuais. Por causa disto, mais de 345 mil crianças morrem todos os anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta é a terceira maior causa de mortalidade infantil no planeta e deve ser particularmente recordada, hoje, dia 19 de novembro, Dia Mundial do Saneamento.

É com este problema pela frente que a Fundação We Are Water e a Roca uniram-se para combater esta situação, como é exemplo o projeto no Burkina Faso que revelamos na galeria de fotos acima.

Projeto ROCA e We Are Water - AWAY
Espaço de venda de kits de higiene no Burkina Faso (imagem: Roca)

O problema da falta de infraestruturas

O grande problema do acesso a um saneamento saudável está na falta de infraestruturas adequadas para lidar com as águas residuais, ou “águas negras”.

Por este motivo cerca de um quinto da população mundial está exposta a doenças que, em muitos casos, provocam mortes.

O maior obstáculo prende-se com o facto das infraestruturas, como redes de águas tratadas e esgotos, não chegarem a todos os locais onde existem população.

casa de banho no Burkina Faso - AWAY
Casa de banho no Burkina Faso (imagem: Roca)

A parceria Fundação We Are Water e Roca

É que aqui que surge o trabalho da Fundação We Are Water, fundada pelo Grupo Roca em 2010, tem projetos em todo o planeta para garantir o acesso à água e saneamento nas zonas mais desfavorecidas do planeta.

O objetivo da parceria atual passa pela promoção de uma nova cultura de água que permita a gestão sustentável dos recursos hídricos e que garanta o direito humano universal à água e ao saneamento necessário para uma vida digna e saudável, conforme consagrado no 6.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente