Sustentabilidade

Solução inovadora de cortiça torna relvados desportivos mais sustentáveis

Componentes produzidos com cortiça utilizados em relvados artificiais apresentam carbono negativo
Texto
Campo de futebol (foto: divulgação)
Campo de futebol (foto: divulgação)

A Amorim Sports desenvolveu um inovador produto à base de cortiça que melhora o conforto dos jogadores, estabiliza a temperatura de superfície dos relvados artificiais dos campos e possui um balanço negativo de carbono, contribuindo assim significativamente para aumentar a sustentabilidade ambiental dos locais onde é aplicado.

A inovação desenvolvida consiste nos infills da gama Nature que apresentam um balanço negativo de -72,5kg de dióxido de carbono equivalente por quilo (CO2e/kg) e o valor negativo referido resulta de um estudo realizado pela PwC através de uma ferramenta que permite estimar a pegada de carbono para granulados produzidos a partir de cortiça e resíduos de cortiça.

Fabricados pela empresa da Corticeira Amorim dedicada ao fornecimento de soluções para superfícies desportivas, estes componentes permitem ainda, segundo esta, aumentar a longevidade dos sistemas desportivos onde são incorporados e ainda contribuir para um menor impacto no ambiente.

 

futebol - AWAY
Campo de futebol (foto: Mike/ Pexels)

A avaliação é realizada desde a fase de gestão do montado, passando pelo transporte das matérias-primas, transformação, e embalagem do produto até à porta da fábrica. Não inclui o transporte, a aplicação e o destino no final de vida.

O recurso a um infill de cortiça nos sistemas desportivos, tais como campos de futebol ou de rugby, possibilita aproximar a relva artificial às características dos relvados naturais. Sendo um material natural e ecológico, a cortiça oferece vantagens relativamente às soluções de infill tradicionais, como o aspeto e o toque mais naturais, a ausência de toxicidade e o odor neutro.

Os atletas, em particular, destacam a elevada capacidade de absorção da humidade, a ausência de aglomeração de granulados e o reduzido índice de splash dos infills de cortiça, o que confere qualidade técnica aos relvados e cria ótimas condições de jogo.

futebol - AWAY
Campo sintético (foto: divulgação)

Ao nível da segurança, a Amorim Sports sublinha que a cortiça tem a vantagem de oferecer uma grande capacidade de absorção do impacto e uma boa aderência em diferentes condições atmosféricas, o que reduz o risco de quedas ou deslizes e, consequentemente, de abrasão.

A empresa destaca que as características únicas desta matéria-prima 100% natural, renovável e reciclável garantem o equilíbrio entre performance e sustentabilidade ambiental.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal