Sustentabilidade

Ação de limpeza marinha em Sesimbra pretende bater recorde do Guinness

São esperados mais de 700 mergulhadores em Sesimbra, no dia 24 de setembro, num evento de limpeza subaquática
Texto
Sesimbra vai ter ação de limpeza do oceano (Foto: B. Wu/Unsplash)
Sesimbra vai ter ação de limpeza do oceano (Foto: B. Wu/Unsplash)

A associação Oceanum Liberandum e a Câmara Municipal de Sesimbra vão desenvolver uma ação de limpeza subaquática que poderá ficar nos recordes do Guinness. A iniciativa “Em Defesa dos Oceanos”, que conta com o patrocínio da EDP, ocorrerá no dia 24 de setembro e poderá bater o recorde mundial de maior número de mergulhadores em 24 horas a participar na limpeza dos oceanos.

A ação irá ocorrer no mar de Sesimbra e a organização espera contar com mais de 700 mergulhadores que vão ajudar a fazer história ao mesmo tempo que recolhem algum do lixo que, infelizmente, acaba nas águas salgadas.

Os participantes – que têm de ser mergulhadores certificados – vão fazer mergulhos de cerca de 30 a 40 minutos onde irão recolher resíduos. Estes vão depois ser contabilizados e separados por voluntários em terra. Grande parte do lixo recolhido deverá depois ser reutilizado na criação de peças de vestuário, móveis ou peças de arte.

Lixo no oceano (Foto: C. Palmer/Unsplash)

O evento pretende incentivar uma prática desportiva sustentável, ao mesmo tempo que demonstra que os resíduos podem ter uma segunda vida, não tendo que, obrigatoriamente, acabar num aterro.

Além de organizações de mergulho que estarão em terra a dar apoio, o evento conta com o patrocínio da EDP que se associa à iniciativa como parte do compromisso com a ação climática e com proteção dos oceanos.

Sesimbra (Foto: C. Waske/Unsplash)

Qualquer pessoa poderá participar no evento. Mergulhadores certificados poderão inscrever-se na ação de limpeza subaquática no site da Oceanum Liberadum ou então presencialmente nos centros de mergulho aderentes. A inscrição custa 15 euros e inclui garrafa de ar e pesos, e o valor da receita reverte para os centros de mergulho locais.

Quem não tiver certificação para mergulho, mas quiser ajudar, poderá enviar um e-mail à Oceanum Liberadum monstrando disponibilidade para ser voluntário em terra.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias