Sustentabilidade

Taxa de reciclagem em Portugal é muito baixa e políticos parecem ignorar

Associação Zero salienta que a taxa de reciclagem de 21% em Portugal é grave e que é preciso mais políticas públicas
Texto
Taxa de reciclagem em Portugal demasiado baixa (Foto: J. Sessler/Unsplash)
Taxa de reciclagem em Portugal demasiado baixa (Foto: J. Sessler/Unsplash)

Apesar do investimento de 447 milhões de euros na gestão de resíduos, a taxa de reciclagem em Portugal esteve nos 21% em 2021, situação que a associação ambientalista Zero considera preocupante.

A reação surgiu em comunicado citado pela Lusa depois de ter sido divulgado o Relatório Anual sobre Resíduos Urbanos (RARU2021), disponível no portal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A associação refere que “as autoridades e os decisores políticos continuam a fingir que não existe uma situação gravíssima com a gestão de recursos, os quais poderiam estar a fomentar a economia circular, mas acabam depositados em aterro ou são queimados”.

ecoponto - AWAY
Ecoponto (Foto: Sigmund/Unsplash)

No comunicado, a associação questiona também a qualidade dos dados disponibilizados relativamente ao destino final dos resíduos, aterro, aterro, valorização energética, reciclagem material, compostagem e outras valorizações, salientando que as somas das percentagens nunca atingem os 100%.

Para combater a fraca adesão à reciclagem, a Zero refere ser essencial criar políticas públicas que invistam na prevenção e reutilização, na recolha seletiva porta-a-porta, na compostagem doméstica e comunitária, no tratamento dos resíduos focado na reciclagem de qualidade e na implementação de um sistema depósito e retorno de embalagens descartáveis de bebidas.

resíduos - AWAY
Resíduos urbanos

De acordo com os dados divulgados pela APA, em 2021 foram produzidas em Portugal 5,311 milhões de toneladas de resíduos urbanos, mais 1% do que em 2020.

O relatório salienta também que nos últimos anos tem sido a recolha indiferenciada que tem prevalecido apesar de ter aumento o número de infraestruturas para a recolha seletiva.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal