Sustentabilidade

Projeto TransforMAR recolhe 180 toneladas de resíduos de praias portuguesas

Resultados apurados depois de terminada a quinta edição do projeto revelam que só este ano foram recolhidas 67 toneladas
Texto
Iniciativa TransforMAR visitou 20 praias de todo o país
Iniciativa TransforMAR visitou 20 praias de todo o país

O equivalente ao peso de quase 77 exemplares Tesla Model X, modelo elétrico de estilo SUV que é um dos mais populares da marca em Portugal, foi a quantidade de resíduos plásticos e de metal retirados das praias portuguesas, desde que há cinco anos foi criado o projeto TransforMAR.

Terminada a quinta edição do projeto liderado pela cadeia de retalho Lidl e pela empresa de gestão de resíduos Electrão, foi tempo de apurar os resultados obtidos com as várias ações de sensibilização e limpeza de praias que aconteceram de norte a sul do país. 67 toneladas de resíduos plásticos e de metal recolhidos só este ano e um total de 180 toneladas ao fim de cinco anos de projeto.

Realizado em parceria com a Brigada do Mar, a Marinha Portuguesa e a Associação Bandeira Azul da Europa, e com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, a iniciativa TransforMAR tem vindo a sensibilizar a população para a adoção de comportamentos mais sustentáveis e para os princípios da economia circular.

Na edição que este ano decorreu nos meses de julho e agosto, o cubo TransforMAR visitou 20 praias de todo o país, convidando os veraneantes a aí colocarem os resíduos de plástico e metal, por forma a que pudessem ser devidamente encaminhados para reciclagem. Foram ainda realizadas 22 ações de limpeza em zonas costeiras com elevado risco de contaminação.

Entre as 67 toneladas de resíduos recolhidos, o plástico passível de ser reciclado foi transformado em t-shirts fabricadas em Portugal. Desta forma procurou-se sensibilizar a população para a importância da reciclagem como elemento fundamental para a poupança de recursos naturais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano