Sustentabilidade

Máquinas de reverse vending incentivam à reciclagem de garrafas e latas

Tomra Collection traz para Portugal máquinas automáticas para depósito e reembolso de recipientes de bebidas
Texto

É uma realidade em muitos países e está a tornar-se mais comum em Portugal: as máquinas de reverse vending propõem uma maneira de incentivar à reciclagem dando um valor de reembolso por cada lata e garrafa depositada. A Tomra Collection é uma empresa líder global nesta tecnologia e está já em Portugal, tendo inaugurado a sua sede na Ericeira.

As máquinas da Tomra, empresa norueguesa criada em 1972, permitem a devolução de garrafas e latas e atribuem o respetivo reembolso de forma automatizada, facilitando a entrega e simplificando o processo.

Tove Andersen, CEO da Tomra Collection

O novo espaço da Tomra irá servir de escritório, mas também de showroom de forma a incentivar os visitantes a testar esta nova experiência de reciclagem. Desta forma, a empresa permite estimular a reciclagem de circuito limpo, ajudando o país a tornar-se mais verde e sustentável.

A Tomra Collection está já presente em mais de 60 mercados e recolhe mais de 40 mil milhões de recipientes de bebida por ano. Em comunicado, a empresa refere que as suas máquinas de reverse vending evitam 4,5 milhões de toneladas de emissões de carbono anualmente.

Em Portugal, o Governo já tinha aprovado este tipo de sistema de depósito e reembolso (SDR) para a reciclagem de recipientes e aguarda-se agora a respetiva Portaria. 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente