Sustentabilidade

Iniciativa Escola Electrão recolheu 269 toneladas de equipamentos usados

Foram 321 os estabelecimentos de ensino participantes nesta 11.ª edição. Escola Secundária de Serpa foi a grande vencedora
Texto
Recolha de equipamentos elétricos (Foto: M. Conroy/ AP)
Recolha de equipamentos elétricos (Foto: M. Conroy/ AP)

Já são conhecidos os resultados da 11.ª edição da Escola Electrão que decorreu entre setembro de 2021 e junho deste ano. Com a participação de 321 escolas de todo o continente e ilhas dos Açores e Madeira, a iniciativa permitiu a recolha de 269 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Em comunicado, o Electrão confirma que foram recolhidas e encaminhadas para reciclagem 8,5 toneladas de pilhas, 5,3 toneladas de lâmpadas e 255 toneladas de outros equipamentos elétricos usados, tais como pequenos eletrodomésticos, telemóveis e computadores.

Promovida pelo Electrão com o objetivo de sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar em particular para a importância de entregar os equipamentos elétricos usados para reciclagem, a iniciativa Escola Electrão tem contado com a participação de cada vez mais escolas.

Iniciativa Escola Electrão (Foto: R. Costa/ Divulgação)

Nesta 11.ª edição, dois terços das escolas participantes foram capazes de reunir equipamentos suficientes para solicitar recolhas, o que na edição anterior aconteceu com apenas metade dos estabelecimentos de ensino.

Como forma de fomentar a participação ativa das escolas, a iniciativa previa a oferta de cheques-prenda em função da quantidade de artigos recolhidos. Cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas e 100 quilos de equipamentos elétricos valem um ponto e por cada 10 pontos são atribuídos 75 euros que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.

Este ano o valor global a atribuir ultrapassa os 24 mil euros em cheques-prenda, com a Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, a conquistar a maior fatia (2400 euros), graças à recolha de 149 quilos de pilhas, 36 quilos de lâmpadas e 28441 quilos de equipamentos elétricos usados.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal