Sustentabilidade

Iniciativa convida portugueses a limpar praias e zonas costeiras

Ação de limpeza costeira decorre a 17 de setembro em 12 localizações do continente e ilhas
Texto
Ação de limpeza de praias (Foto: W. Parry/AP)
Ação de limpeza de praias (Foto: W. Parry/AP)

A Novo Verde, gestora de resíduos de embalagens, e a Sailors for the Sea estão a organizar uma das maiores limpezas costeiras já feitas em Portugal. A iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia” ocorre a 17 de setembro, Dia Internacional da Limpeza da Costa, em Portugal continental e ilhas, e qualquer pessoa se pode voluntariar para ajudar a limpar cerca de 635 km de costa.

No mesmo dia, vão ocorrer um pouco por todo o mundo iniciativas de limpeza das costas e é esperada a participação de milhões de voluntários, assim com o apoio de governos e organizações em 191 países.

Em Portugal, a ação “Reciclar é a Nossa Praia” vai ocorrer em 12 concelhos do país em simultâneo – Viana do Castelo, Esposende, Porto, Ovar, Figueira da Foz, Alcobaça, Mafra, Setúbal, Odemira, Lagos, Faial, nos Açores, e Caniçal, em Madeira.

De acordo com a Novo Verde, cerca de 80% da poluição que acaba nos mares provém da terra e, por isso, uma das melhores maneiras de combater o problema é com ações de recolha de lixo nas zonas costeiras. Com esta ação, pretende-se mostrar como o comportamento individual em impacto nos mares e oceanos.

Se quiseres participar numa das 12 localizações, basta inscreveres-te a partir do site da Sailors for the Sea. A ação de limpeza da praia e orla costeira terá início as 09h45 e deverá ter uma duração de aproximadamente duas horas e meia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”