Sustentabilidade

Dia Internacional do Lixo Eletrónico: portugueses acumulam telemóveis

Consumidores mostram a intenção de reciclar equipamentos fora de uso, mas resultados das recolhas não o refletem
Texto
Jovens não passam sem telemóveis (Foto: Rich Fury/Invision/AP)
Jovens não passam sem telemóveis (Foto: Rich Fury/Invision/AP)

São 74 no total, do quais 13 fora de uso. Os números dizem respeito à média de pequenos equipamentos elétricos existentes em cada lar europeu e o seu apuramento resulta de um estudo da WEEE Forum, associação internacional que engloba várias entidades gestoras de equipamentos elétricos usados, entre as quais o Electrão.

Realizado com o objetivo de alertar para o problema da acumulação de equipamentos elétricos usados a nível global, o estudo mostra que a maioria dos equipamentos que os europeus têm em casa se encontram em plenas condições de funcionamento, mas ainda assim não são usados.

Portugueses acumulam telemóveis - AWAY
Portugueses acumulam telemóveis (Foto: Erik S./Unsplash)

Divulgada hoje, dia 14 de outubro, data em que se assinala o Dia Internacional dos Resíduos Elétricos, a investigação foi conduzida entre os meses de junho e setembro deste ano, junto de consumidores de seis países europeus: Portugal, Países Baixos, Itália, Roménia, Eslovénia e Reino Unido.

No caso de Portugal, os telemóveis estão em primeiro lugar na lista de pequenos equipamentos elétricos que mais se acumulam em casa. Seguem-se os acessórios de informática (ratos, teclados, etc.), os pequenos eletrodomésticos (ventiladores, ferros de engomar, etc.) e outros aparelhos como câmaras digitais de vídeo ou fotografia.

Europeus acumulam equipamentos eletrónicos - AWAY
Europeus acumulam equipamentos eletrónicos (Foto: A. Escamilla/Unsplash)

O Electrão apurou que 63 por cento dos portugueses garantem colocar os seus pequenos equipamentos elétricos em fim de vida em pontos oficiais de recolha e que apenas 10 por cento admite colocá-los no lixo indiferenciado.

Embora animadores, estes números estarão desfasados da realidade, já que não se refletem nos resultados das recolhas de equipamentos elétricos a nível nacional, assegura o Electrão. A sociedade gestora de resíduos destaca que o cidadão tem intenção de reciclar, mas, na verdade, ainda não adquiriu o hábito de encaminhar os resíduos para reciclagem.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos