Sustentabilidade

Cascais passa a ter ecocentros onde podes deixar cápsulas de café usadas

Oito ecocentros espalhados por Cascais permitem a recolha e reciclagem de cápsulas de café de todas as marcas e materiais
Texto
Cascais com ecocentros para cápsulas de café usadas (Foto: Jisu Han/Unsplash)
Cascais com ecocentros para cápsulas de café usadas (Foto: Jisu Han/Unsplash)

Nespresso, Dolce Gusto, Delta ou outras, se usas cápsulas de café em casa, fica a saber que Cascais tem agora um novo sistema dedicado à sua recolha e reciclagem. O projeto está agora na fase piloto com uma nova rede de ecocentros espalhada no Município.

No total, estão disponíveis oito ecocentros fixos e móveis distribuídos por Cascais onde se pode depositar as cápsulas de café usadas, independentemente da marca ou do material em que são fabricadas. Estas são depois recolhidas e armazenadas pela Tratolixo para serem recicladas pelas empresas parceiras no projeto.

Reciclagem de cápsulas de café - AWAY
Há oito ecocentros para cápsulas de café

As borras de café ganham uma segunda vida em composto orgânico para uso agrícola, e os outros materiais são transformados em novos objetos como esferográficas, no caso do alumínio, ou peças de mobiliário urbano, no caso do plástico.

Este projeto é o resultado de quatro anos de trabalho e foi desenvolvido no âmbito da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC). Envolveu seis empresas, entre elas a Nestlé e as marcas de café que comercializa em Portugal: Nespresso, Nescafé Dolce Gusto, Buondi, Sical e Starbucks.

Cápsulas de café usadas - AWAY
Pode-se depositar cápsulas de café de todas as marcas

A Nestlé salienta que além destes ecocentros de Cascais, os sistemas próprios de recolha e reciclagem de cápsulas da Nespresso e da Nescafé Dolce Gusto mantêm-se em funcionamento.

Podes verificar a localização dos pontos para depositar as cápsulas no site de Cascais.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano